por Lívia Nolla
Hoje, dia 11 de janeiro é aniversário do grande Geraldo Azevedo e nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o cantor, compositor, violonista, arranjador e diretor musical pernambucano, que completa 79 anos!
1 – Geraldo Azevedo nasceu na zona rural de Petrolina, à beira do Rio São Francisco, e conviveu com a música desde cedo: sua mãe, professora, cantava e promovia eventos culturais na escola, que funcionava em sua própria casa. Nestes eventos, aos quatro anos de idade, Geraldo Azevedo já cantava e se apresentava.
2 – Aos cinco anos, o artista ganhou seu primeiro violão, confeccionado pelo pai, e já arriscava os primeiros acordes.
3 – Mais tarde, na adolescência, com o surgimento da Bossa Nova, Geraldo Azevedo encantou-se pela música de João Gilberto, e passou a estudar o instrumento com mais afinco, tornando-se autodidata, com apenas 12 anos.
4 – O aniversariante do dia iniciou sua carreira musical em um programa de rock na rádio difusora de Petrolina e, logo, passou a apresentar o programa Por Falar em Bossa Nova.
5 – Geraldo Azevedo mudou-se para Recife para cursar Arquitetura, mas – logo – a música falou mais alto. Formou parcerias de sucesso e começou a se apresentar em universidades, participando de alguns coletivos de artistas e fazendo trabalhos que uniam o teatro, a literatura e a música. Logo, o artista começou também a compor, mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se um dos mais requisitados violonistas do país.
6 – Como músico, Geraldo Azevedo acompanhou o paraibano Geraldo Vandré e – durante os anos de chumbo da ditadura – foi preso e torturado, só retomando a carreira no início dos anos 70, ao reencontrar-se com o conterrâneo Alceu Valença, lançando com ele o seu primeiro disco: Quadrafônico, que funde o rock com as influências regionais.
7 – O primeiro LP solo de Geraldo Azevedo veio em 1977. Depois disso, o artista lançou um sucesso atrás do outro, em mais de 50 anos de parcerias, com outros nomes como Luiz Gonzaga, Chico César, Elba Ramalho e Zé Ramalho.
8 – Juntos, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho formaram um dos mais importantes encontros da música popular brasileira: O Grande Encontro, em 1996. O show de imenso sucesso nacional, virou álbum, trazendo clássicos da MPB e da música nordestina, e vendendo mais de um milhão de cópias. Os artistas repetiram o encontro em 1997, em 2000, e em edição comemorativa de 20 anos, em 2016.
9 – Entre os maiores sucessos de Geraldo Azevedo, estão as canções: Dia Branco (parceria com Renato Rocha), Bicho de Sete Cabeças II (com Zé Ramalho e Renato Rocha), Dona da Minha Cabeça (com Fausto Nilo), Canção da Despedida (com Geraldo Vandré), Talismã (com Alceu Valença), Canta Coração (com Carlos Fernando), Moça Bonita (com Capinan) e Taxi Lunar (com Zé Ramalho e Alceu Valença).
10 – A contribuição de Geraldo Azevedo para a cultura e a música popular brasileira é gigante: sua obra explora uma vasta diversidade de ritmos nordestinos como o frevo, forró, xote, maracatu e baião, aliados às harmonias da bossa nova e também a influências do rock’n roll. A cada passo de sua brilhante carreira na música, luta para manter a tradição de suas raízes culturais e combate incessantemente o preconceito contra o povo nordestino.
Feliz Aniversário, Geraldo Azevedo!