Ataques militares israelenses mataram pelo menos 32 pessoas na Faixa de Gaza no sábado, disseram autoridades de saúde palestinas, enquanto as forças apertavam o cerco em torno de hospitais em Jabalia, no norte do enclave.
No campo central da Faixa de Gaza de Al-Maghzai, um ataque israelense em uma casa matou 11 pessoas, enquanto outro ataque no campo próximo de Nuseirat matou outras quatro.
Cinco outras pessoas foram mortas em dois ataques separados nas cidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, disseram médicos, enquanto sete palestinos foram mortos no campo de Shati, no norte da Faixa de Gaza.
Na sexta-feira à noite, médicos disseram que 33 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram mortas e outras 85 ficaram feridas em ataques israelenses que destruíram pelo menos três casas em Jabalia.
“Tropas da IDF estão atualmente operando na área de Jabalia contra a infraestrutura terrorista do Hamas e terroristas. Não temos conhecimento do incidente”, disseram os militares israelenses.
Ele disse que as forças continuavam as operações contra o Hamas em todo o enclave, matando vários homens armados em Rafah e Jabalia e desmantelando a infraestrutura militar. Médicos palestinos disseram que cinco pessoas foram mortas em Jabalia no sábado.
Moradores e médicos disseram que as forças israelenses haviam reforçado seu cerco em Jabalia, o maior dos oito campos históricos do enclave, que cercou também enviando tanques para as cidades próximas de Beit Hanoun e Beit Lahiya e emitindo ordens de evacuação para os moradores.