Goiânia terá 3 prefeitos em menos de um mês; entenda

Domingos Ketelbey
3 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Goiânia terá 3 prefeitos em menos de um mês; entenda

Agendas externas e viagens internacionais marcam o período

Romário Policarpo assumirá pela segunda vez a Prefeitura de Goiânia em revezamento com Claudia Lira e Sandro Mabel, em decorrência de viagens internacionais (Foto: Divulgação)

O gabinete do prefeito de Goiânia terá três ocupantes ao longo do mês de abril. O titular Sandro Mabel (União Brasil), a vice-prefeita Cláudia Lira (Avante) e o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD), devem se revezar no comando do Executivo por conta de viagens internacionais previamente agendadas.

Mabel embarca para a Itália na quarta-feira (10/4), com retorno previsto para o dia 20. Segundo ele, a agenda tem caráter técnico e inclui visitas a projetos de tratamento de resíduos sólidos que transformam o lixo em energia ou em material reaproveitável para construção. 

Durante sua ausência, quem assume é a vice-prefeita Cláudia Lira, que fará sua primeira passagem pelo cargo de prefeita em exercício. A gestão interina, no entanto, durará apenas seis dias. Isso porque Cláudia já tinha programado uma viagem de cunho pessoal ao Chile, com partida marcada para o dia 16. 

Com isso, entre 17 e 20 de abril, o presidente da Câmara, Romário Policarpo, deve assumir novamente o Executivo. Essa será a segunda vez que Policarpo comanda a Prefeitura. Em novembro de 2022, ele ocupou o cargo por oito dias durante licença pessoal do então prefeito Rogério Cruz (SD), que havia viajado a Israel.

Relembre a primeira passagem de Policaro pelo Paço Municipal

Em clima de guerra fria com o então prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), o presidente da Câmara, Romário Policarpo assumiu pela primeira vez a Prefeitura de Goiânia. Haviam insatisfações de ambas as partes, especialmente do chefe do legislativo em uma relação muito marcada por altos e baixos junto aos Poderes.

Na sua rápida passagem pelo Paço Municipal, Policarpo executou medidas importantes, especialmente para os servidores administrativos da Prefeitura de Goiânia, já que ele aprovou uma matéria que reformulava o plano de carreira da categoria e também uma proposta polêmica de autoria do então vereador Clécio Alves (Republicanos) que buscava alterar o nome da Agrovia Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado.

Contudo, a mudança da avenida não se consolidou diante de uma série de protestos dos empresarios da via que conseguiram na Justiça uma decisão para impedir que o nome fosse alterado. Além disso, Policarpo inaugurou uma praça e sancionou uma lei de sua autoria que muda o pictograma representativo de pessoas com mais de 60 anos. A norma, idealizada pelo estudante Matheus Naciff, de apenas dez anos, também atualizou a sinalização nas vagas destinadas a idosos no Paço Municipal.

TAGGED:
Share This Article