No poder desde 2009, a primeira-ministra Sheikh Hasina venceu as eleições parlamentares realizadas neste domingo (7) em Bangladesh, de acordo com a comissão eleitoral nacional, confirmando as informações dos veículos de comunicação locais.
Hasina é a líder do partido Liga Awami, vai para o seu quinto mandato após a disputa, boicotada pela principal sigla de oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP, na sigla em inglês).
A Somoy TV, maior emissora de TV privada do país, havia divulgado que a Liga Awami e seus aliados ocuparam 60% dos assentos no Parlamento, após o anúncio dos resultados de 225 das 330 cadeiras.
Sheikh Hasina, de 76 anos, pediu aos eleitores que fossem às urnas a fim de demonstrar confiança no processo democrático.
Com o argumento de que as eleições não seriam livres ou honestas, houve boicote por parte do BPN, que denuncia “uma eleição falsa”, e por outros partidos, dizimados nos últimos meses por uma onda massiva de prisões.
Na manhã deste domingo, depois de votar em Daca, na capital, Hasina afirmou aos jornalistas que o BNP era uma “organização terrorista”.
A declaração ocorreu após os opositores de Hasina convocarem uma greve geral para o fim de semana, e instarem a população a não votar.
Os opositores temiam a repetição das irregularidades das eleições anteriores, vencidas pela primeira-ministra Hasina.