COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Segundo o estudo, 68,36% dos entrevistados apontaram a saúde como a principal demanda
A saúde pública é, com ampla margem, a área que os goianienses mais esperam ver priorizada pela gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil). É o que revela levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, encomendado pelo portal Mais Goiás e divulgado nesta quarta-feira (16). Segundo o estudo, 68,36% dos entrevistados apontaram a saúde como a principal demanda nos 100 primeiros dias da nova administração.
A diferença para o segundo item mais citado é expressiva: apenas 9,18% indicaram a limpeza urbana como prioridade. Na sequência aparecem educação (6,89%), trânsito (4,43%), transporte (2,95%), obras (2,62%) e segurança (1,48%). Outras áreas, como zeladoria (0,66%) e demandas diversas (1,15%), somam menor interesse da população.
Os dados reforçam a saúde como o principal termômetro da gestão municipal. Mesmo após o anúncio do pagamento de R$ 235 milhões em dívidas herdadas, feito por Mabel, a população ainda sente os efeitos da crise prolongada na rede pública de saúde e espera medidas concretas para sua recuperação.
O cenário revela não apenas o peso do setor na vida dos cidadãos, mas também o tamanho do desafio imposto ao prefeito: atender a expectativa majoritária da população, enfrentando os entraves estruturais deixados por gestões anteriores e promovendo mudanças visíveis em um dos pontos mais sensíveis da administração pública.