Cida Gonçalves pode deixar ministério da Mulher; saiba quem é cotada para assumir

Francisco Costa
4 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Cida Gonçalves pode deixar ministério da Mulher; saiba quem é cotada para assumir

Márcia Lopes, que já ocupou o Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato do petista, pode ser a substituta

Cida Gonçalves pode deixar ministério da Mulher; saiba quem é cotada para assumir

Cida Gonçalves pode deixar ministério da Mulher; saiba quem é cotada para assumir (Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil)

Em mais uma baixa, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, pode deixar o primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda neste domingo (4). A mais cotada para assumir seria Márcia Lopes, que já ocupou o Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato do petista, em 2010.

Conforme apurado pelo Correio Braziliense, a troca pode ocorrer bem antes de Lula viajar a Rússia, na quinta-feira (8). O presidente participa dos festejos da vitória da antiga União Soviética sobre o nazismo, na “Grande Guerra Patriótica” (como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial).

O motivo da queda, considerada certa nos bastidores, seria por denúncias anônimas de assédio moral dentro da pasta. Além disso, Cida se envolveu em outras polêmicas, como interromper a agenda oficial para atender à primeira-dama Janja, de quem é amiga, e admitir que ignorava pedidos do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Costa Macêdo, e do então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na sexta-feira (2), Lula teria se encontrado com ela e anunciado a decisão da demissão. A assessoria da ministra negou que houve essa conversa e que reunião ocorreu para tratar de “temas relacionados à pasta”.

Caso se confirme, será a quinta mudança de ministérios esse ano. O governo tem sofrido pressão do centrão por uma reforma ministerial. Na sexta-feira, Carlos Lupi pediu exoneração do Ministério da Previdência devido à crise gerada pela exposição de um esquema bilionário de descontos ilegais em benefícios pagos pelo INSS.

Outras mudanças foram: Paulo Pimenta deixou a Secretaria de Comunicação Social e foi substituído por Sidônio Palmeira; no Ministério da Saúde, Nísia Trindade saiu e entrou Alexandre Padilha, que estava na Secretaria de Relações Institucionais. No lugar dele, assumiu Gleisi Hoffman.

Houve, ainda, a mudança no Ministério das Comunicações. Após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios relacionados a emendas parlamentares, Juscelino Filho deixou o cargo. Frederico de Siqueira Filho, aliado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foi nomeado no lugar dele.

Márcia Lopes

Márcia Lopes é assistente social, natural de Londrina (PR) e filiada ao PT desde 1982. Ela é irmã do ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), Gilberto de Carvalho. Ela deve desembarcar em Brasília na segunda-feira (5) para se encontrar com Lula, conforme o veículo de comunicação.

A primeira-dama Janja chegou na Rússia no sábado (3), dias antes da comitiva do marido. Ela visitará, a convite do governo russo, “diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, visto que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi; o Kremlin de Moscou; o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744, a primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos”, diz nota sobre a agenda dela.

TAGGED:
Share This Article