Polícia local usou uma mangueira para jogar água e tentar conter os manifestantes, que ocupam as ruas no dia em que terá uma reunião com a presença de todos os líderes do bloco europeu. O objetivo é tentar encontrar uma forma de ampliar a ajuda financeira à Ucrânia.
Tratores, pneus queimados e ‘chuva de ovos’: agricultores protestam em Bruxelas
Diversos manifestantes atearam fogos em pneus e jogaram ovos em frente ao Parlamento da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, entre a madrugada de quarta e a manhã desta quinta-feira (1º), enquanto quase mil tratores bloqueavam as avenidas da região.
A polícia local usou uma mangueira para jogar água e tentar conter os manifestantes, que ocupam as ruas no dia em que terá uma reunião com a presença de todos os líderes do bloco europeu. O objetivo é tentar encontrar uma forma de ampliar a ajuda financeira à Ucrânia.
Os agricultores esperam que o bloco europeu avalie um afrouxamento das regras que regem as políticas agrícolas do país, para melhorar as condições de produção – assunto esse que não deve ser tratado no encontro dos chefes de Estado e de Governo da UE.
Vários países do bloco foram abalados na última semana por grandes protestos de produtores agrícolas. Na França, por exemplo, a polícia anunciou a detenção de 106 manifestantes até a última quarta-feira.
Os protestos também aconteceram na Alemanha, Polônia, Romênia e Itália. Há a expectativa de que as manifestações também cheguem à Espanha, após o sindicato de agricultores anunciar que aderirá às manifestações.