Plataforma estipulou prazo até 30 de abril para que proprietários façam as adaptações necessárias e alterem os anúncios no aplicativo.
Depois de uma série de casos recentes envolvendo a presença de câmeras em imóveis cadastrados no Airbnb, a plataforma decidiu mudar as diretrizes em relação a esse tópico.
As novas regras abordam o uso e divulgação de câmeras de segurança, dispositivos de gravação, monitores de ruído e aparelhos domésticos inteligentes dentro dos imóveis alugados.
O anúncio foi feito pelo Airbnb no dia 11 deste mês, e as medidas passam a valer a partir do dia 30 de abril de 2024. Esse também é o prazo para que todos se adequem.
Em resumo, a plataforma agora proíbe que os proprietários mantenham câmeras de segurança ou dispositivos de gravação que monitoram espaços internos, mesmo que eles estejam desligados. A permissão é válida, somente, para espaços externos.
Já em relação a monitores de ruído e dispositivos inteligentes, eles serão autorizados, desde que cumpram algumas regras. Vamos mostrá-las nas linhas abaixo. Acompanhe!
Regras do Airbnb para uso de câmeras em imóveis
Hóspedes já flagraram câmeras escondidas em imóveis do Airbnb – Foto: Reprodução
De antemão, o Airbnb esclarece que a presença de câmeras ocultas no interior dos imóveis sempre foi algo proibido e assim continuará. A ideia é reforçar a importância da privacidade dos hóspedes.
Se os clientes precisarem fazer alguma queixa, a plataforma pede que o contato seja por e-mail, chat ou pelo telefone (21) 3958-5800.
Os donos dos imóveis que tiverem de passar por alguma adaptação deverão procurar a plataforma pelo app para adulterar possíveis informações referentes a isso nos anúncios de divulgação.
Já no caso de mudança ou retirada de equipamento, o prazo dado pelo Airbnb é até o dia 30 de abril, quando as regras começam a valer.
Câmeras de segurança e dispositivos de gravação
Câmeras de segurança e dispositivos de gravação são qualquer item que grave ou transmita vídeo, imagens ou áudio, como um babá eletrônica, campainha inteligente ou outra câmera.
Os anfitriões não têm permissão para ter câmeras de segurança e dispositivos de gravação, mesmo que permaneçam desligados, em áreas internas, como:
-
Corredores;
-
Quartos;
-
Banheiros;
-
Salas de estar;
-
Casas de hóspedes.
Os proprietários podem ter câmeras de segurança e dispositivos de gravação externos, desde que sua localização seja divulgada.
Por exemplo, eles devem informar se há uma câmera no jardim da frente, se há uma no quintal ou outra na piscina.
Os anfitriões não podem colocar câmeras de segurança e dispositivos de gravação em áreas externas onde os usuários têm uma expectativa maior de privacidade, como em um box de chuveiro fora da acomodação ou em uma sauna.
Eles não são obrigados a divulgar dispositivos de gravação que não estão sob seu controle, como câmeras no saguão do prédio, mas devem informar aos hóspedes sobre a presença desses itens.
Sobre dispositivos domésticos inteligentes
Os dispositivos domésticos inteligentes são aqueles que se conectam e interagem com outros aparelhos eletrônicos ou redes, como a Alexa da Amazon e o Google Nest, e os anfitriões podem tê-los no imóvel.
O Airbnb recomenda que os proprietários divulguem sua presença na acomodação, mas isso não é obrigatório.
Também incentiva os anfitriões a darem aos hóspedes a opção de desconectar ou desativar dispositivos inteligentes.
Sobre monitores de ruído
Os monitores de ruído são itens que avaliam os níveis de som e sua duração, mas não gravam áudio.
Os anfitriões têm permissão para ter monitores de ruído no interior da acomodação, desde que divulguem a presença dos aparelhos e que estejam localizados em uma área comum, mas eles não são obrigados a divulgar a localização dos monitores.