A EPTV, afiliada da TV Globo, teve acesso a um áudio enviado pela brasileira Tatiele Ribeiro Lemos, de 38 anos, logo após ser baleada na perna durante assalto a uma loja esportiva na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (8). Ouça acima.
“Amor… eu fui baleada, amor! Eu vou te mandar a minha localização, amor. Socorro, socorro!”, diz na mensagem enviada ao marido, que não estava com Tatiele na viagem.
A brasileira foi atingida de raspão e precisou levar 13 pontos na perna. Agora, ela se recupera em casa, em Campinas (SP), e diz que não pretende voltar ao território norte-americano tão cedo.
Tatiele Ribeiro Lemos, moradora de Campinas (SP), foi atingida de raspão durante assalto na Times Square — Foto: Tatiele Ribeiro Lemos/Arquivo pessoal
‘Pensei que era bomba’
“Nunca tinha ouvido som de tiro e primeiro pensei que era uma bomba. Todo mundo começou a correr, eu fiquei tonta e senti uma dor muito forte no corpo […] Só fiquei sabendo no hospital [que foi um assalto]”, conta.
Ao ser baleada, a turista contou com a ajuda de outras pessoas que estavam na loja para se esconder. Uma das vendedoras usou um cachecol para fazer um torniquete improvisado na perna da brasileira.
Após a chegada da polícia, a turista foi encaminhada para o hospital NYC Health + Hospitals/Bellevue, onde recebeu atendimento e teve alta na sequência.
“Fiquei bem abalada, com uma sensação ruim de você achar que vai morrer. Horrível, ainda mais fora do seu país. Mas, graças a Deus, eles me trataram super bem. Tive total apoio da polícia, dos bombeiros, do consulado”, afirma Tatiele.
O autor dos disparos chama-se Jesus Lejenadro Rivas-Figueroa, tem 15 anos, e é um imigrante da Venezuela que entrou nos EUA em setembro. Jesus foi preso em Yonkers, em Nova York, após passar a noite foragido.
Moradora de Campinas baleada na Times Square retorna ao Brasil
O assalto
O assalto ocorreu por volta das 19h local (21h horário de Brasília) de quinta. A loja foi assaltada por três menores de idade, segundo John Chell, chefe de Patrulha da Polícia de Nova York. Dois deles foram capturados no local e têm 15 e 16 anos. Segundo Chell, os três frequentaram a mesma escola.
Os suspeitos furtavam roupas em uma loja no cruzamento da 42ª rua com a Broadway quando foram abordados por uma segurança da loja. Ao serem descobertos, Jesus Rivas-Figueroa puxou uma arma calibre .45 e atirou na segurança, mas errou e acertou a perna esquerda de Tatiele.
Um dos suspeitos foi pego dentro da loja, mas dois saíram correndo do local. Um deles foi pego logo depois, e Jesus foi preso na manhã de sexta (9). As autoridades até chegaram a colocar uma recompensa de US$ 13,5 mil (aproximadamente R$ 66,9 mil) para quem tivesse alguma informação sobre Jesus.
Segundo a polícia, Jesus Rivas-Figueroa estava hospedado em um abrigo temporário na Rua 70ª Oeste. Ele também é suspeito de um roubo à mão armada no Bronx em 27 de janeiro e outro incidente em Manhattan, quando tiros foram disparados e cápsulas de .45 foram recuperadas.
Venezuelano de 15 anos atira em uma brasileira durante assalto a loja na Times Square. Ele foi preso nesta sexta-feira (9) pela polícia de Nova York. — Foto: Reprodução
Perseguição policial na multidão
Jesus Lejenadro Rivas-Figueroa, o adolescente que atirou na brasileira Tatiele Ribeiro Lemos, fugiu da polícia em meio à multidão nas ruas de Nova York.
Segundo o chefe de polícia John Chell, um policial perseguiu Jesus por alguns quarteirões, enquanto ele tirava a jaqueta para tentar despistá-lo. Chell disse que o suspeito fez dois disparos enquanto corria, e um deles atingiu o policial, que não pôde atirar de volta para tentar parar o suspeito porque havia muita gente.
Chefe de polícia John Cell em coletiva de imprensa na Times Square nesta sexta-feira (8). — Foto: Reprodução/Polícia de Nova York