O presidente dos Estados Unidos realizou um check-up anual nesta quarta-feira (28). Em meio a questionamentos sobre sua idade após gafes nos últimos meses, a capacidade de Biden para exercer o cargo tem sido questionada. O democrata concorre à reeleição neste ano e tem como candidato provável Donald Trump.
Após check-up, Joe Biden brinca com resultado: ‘Eles acham que eu pareço muito jovem’
Em meio a questionamentos sobre sua idade, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, brincou ao dizer que os médicos “acham que eu pareço jovem demais”. Biden, de 81 anos, realizou um check-up anual nesta quarta-feira (28).
Após os exames de rotina, Biden participou de uma mesa redonda sobre segurança pública na Casa Branca, em que foi questionado se apareceu algo “preocupante e que os americanos deveriam saber” nos resultados do check-up.
“Eles acham que eu pareço jovem demais”, brincou o presidente. “Não há nada diferente dos resultados (do check-up) do ano passado. Está tudo ótimo”, completou.
Biden passou por exames físicos de rotina nesta quarta em Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Maryland. Segundo a Casa Branca, o doutor de Biden ficou feliz com o resultado dos exames, que atestam que o presidente continua “apto para o serviço”.
Presidente dos EUA, Biden brinca com resultado de check-up anual, realizado em 28 de fevereiro de 2024: “Eles acham que eu pareço jovem demais” — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
No seu último exame físico, em fevereiro de 2023, os médicos declararam Biden “saudável, vigoroso e apto para o serviço”. Na ocasião, o presidente também foi declarado livre de sintomas de Covid prolongada após ter contraído o vírus em 2022.
A idade e a aptidão mental do atual presidente, que concorre à reeleição neste ano, têm sido uma preocupação para os eleitores americanos. Biden, de 81 anos, já é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos.
Eleições nos EUA: Entenda processos que podem afetar a candidatura de Trump
No contexto das eleições presidenciais deste ano, Biden e o ex-presidente Donald Trump têm se acusado de declínio mental. A candidata republicana Nikki Haley, de 52 anos, que disputa as primárias do partido com Trump, disse que ambos os homens são muito velhos para ocupar a Casa Branca e deveriam ser submetidos a testes cognitivos.