11º Festejo em Homenagem a Seu Tranca Ruas das Almas reuniu mais de mil pessoas

Foto: Clicks de Terreiro
Aparecida de Goiânia foi palco, neste sábado (26), de um dos maiores encontros de religiões afro-brasileiras do país. O 11º Festejo em Homenagem a Seu Tranca Ruas das Almas reuniu mais de mil pessoas de mais de 60 terreiros de diferentes vertentes, como Umbanda, Candomblé, Quimbanda, Jurema e Batuque.
Idealizado pelo sacerdote Mestre André, o evento reforça a importância da divulgação e resistência das tradições afro-brasileiras. “Nosso objetivo é mostrar que essas tradições fazem parte da história do Brasil desde o período colonial, enraizadas em solo brasileiro por meio da resistência, da luta e da memória dos nossos ancestrais”, afirma Mestre André.
Desde sua criação, em 2014, o festejo tem crescido, promovendo a conscientização sobre a figura de Exu, frequentemente alvo de preconceitos. “Exu é equilíbrio, é justiça. Não é o mal nem o bem, como muitos interpretam erroneamente”, explica o sacerdote.
Mais do que uma celebração religiosa, o evento também funciona como espaço de acolhimento espiritual e de promoção da saúde mental para a comunidade. “Nossos terreiros oferecem escuta, conselho e alternativas espirituais para quem busca amparo em momentos de dificuldade”, destaca Mestre André.
O festejo reafirma ainda a luta contra o racismo religioso e a defesa da liberdade de crença, num cenário de crescente fortalecimento das tradições de matriz africana em Goiás e em todo o país.
- Religiões afro-brasileiras reúnem 1,2 mil pessoas em Aparecida de Goiânia; leia