Além de Aparecidense e Goiânia, o Brasileiro Série D conta com outros dois clubes goianos, o Goianésia e o Goiatuba

Troféu do Campeonato Brasileiro Série D. Foto: Lucas Figueiredo – CBF
O Campeonato Brasileiro Série D terá início neste sábado (19/04), com 64 equipes de todo o Brasil divididas em oito grupos regionalizados. Entre os destaques estão dois clubes goianos que farão suas estreias nesse primeiro dia de competições: Aparecidense e Goiânia, que integram o Grupo A5 do torneio, enfrentando Luverdense e Capital-DF, respectivamente.
Após um Goianão em que a Aparecidense levou um susto e escapou do rebaixamento na última rodada, o clube chega à Série D com foco no acesso. Logo na estreia, o time será visitante. Na primeira rodada, o Camaleão irá até o Estádio JK, no Distrito Federal, para duelar contra o Capital, às 19h30 deste sábado (19/04).
Para o Brasileirão Série D, a Aparecidense — que foi rebaixada da Série C no último ano — apostou na permanência de boa parte do elenco que disputou o estadual. Vale destacar que o grupo chegou até a terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrentará o Fluminense. A equipe também valoriza o treinador Lúcio Flávio, que já havia comandado o time anteriormente e soma quatro jogos, com duas vitórias e duas derrotas.
O Goiânia chega ao Campeonato Brasileiro Série D apostando todas as suas fichas. Isso porque o time foi rebaixado no Campeonato Goiano e, para ter calendário em 2026 — além da Divisão de Acesso — precisa de um bom desempenho na quarta divisão nacional. O Galo fará sua estreia diante do Luverdense, às 16h, no Estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida. A partida será realizada com portões fechados, sem a presença de público.
O Galo retorna à Série D após cinco anos, já que a última vez que disputou a competição foi em 2020. Para obter um bom resultado, a equipe reformulou todo o elenco para o torneio nacional. Dos 30 jogadores do atual plantel, 17 foram contratados especialmente para a disputa, com o objetivo de conquistar o tão sonhado acesso.