O Atlético chegou ao quarto jogo sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, o Dragão ficou no empate de 1 a 1 com o Amazonas. Marcelinho marcou para o Rubro-Negro e Luan Silva, de pênalti, empatou para a Onça-Pintada. Com o resultado, a equipe comandada por Cláudio Tencati chega aos seis pontos e se mantém na 13ª colocação na tabela.
O próximo compromisso do Atlético na Segundona será no domingo (04/05). Às 16h, o Dragão receberá o Novorizontino, no Estádio Antônio Accioly, pela sexta rodada da segunda divisão nacional. Já o Amazonas, que permanece na vice-lanterna, com apenas dois pontos, enfrentará o Remo, no sábado (03/05), às 16h, no Mangueirão, em Belém.
O jogo
A partida disputada no Estádio Carlos Zamith começou eletrizante. Logo aos dois minutos de bola rolando, o Atlético chegou levando perigo para o Amazonas. Pelo lado esquerdo, Marcelinho cruzou na área e mandou na cabeça do centroavante Sandro Lima, que testou firme e acertou o travessão da meta defendida pelo goleiro Renan.
A resposta da Onça-Pintada veio três minutos mais tarde, com Linares. O volante recebeu de Alyson, que, depois de fazer jogada pela esquerda, serviu o camisa 27, que chutou e assustou o goleiro Vladimir. No minuto seguinte, o Dragão apareceu novamente. Desta vez, com Federico Martínez. Após passe de Marcelinho, o uruguaio finalizou e mandou para fora.
O ritmo intenso do começo do jogo diminuiu e só voltou no final da primeira etapa. Na marca de 44 minutos, Robert, de fora da área, chutou cruzado e colocou Renan para trabalhar. No minuto seguinte, Marcelinho, livre, recebeu na ponta esquerda, avançou em direção ao ataque, cortou para o meio e arriscou o chute, que foi morrer no fundo das redes do Amazonas. 1 a 0 para o Rubro-Negro.
Ainda no primeiro tempo, o volante Luizão, que já tinha recebido um cartão amarelo, levou o segundo, por reclamação, e acabou sendo expulso. E ainda deu tempo de Alysson levar perigo para o Atlético. Em uma falta que mais parecia um “mini-escanteio”, o meia Rafael Tavares levantou na área e o lateral-esquerdo subiu mais alto que a defesa rubro-negra para cabecear e mandar na trave.
Com um jogador a mais, a Onça-Pintada começou o segundo tempo com tudo. E, logo aos nove minutos, chegou ao empate. O uruguaio Kevin Ramírez recebeu e, de cabeça, escorou para o centroavante, que pegou de primeira e deixou tudo igual no Carlos Zamith. No entanto, após revisão do VAR, o árbitro Antônio Dib Moraes de Sousa assinalou uma falta e anulou o tento dos mandantes.
Mesmo em desvantagem numérica, o Dragão seguiu competindo. Na marca de 17 minutos, Marcelinho, em mais um chute de fora da área, colocou Renan para trabalhar e evitar que a vantagem dos goianos fosse ampliada. Antes, aos 15, Eliton Júnior havia perdido uma chance de empatar a partida. Depois de receber de Henrique Almeida, o meia acertou a rede, mas pelo lado de fora.
Dali em diante, o Amazonas fez uma blitz na área do Rubro-Negro. Foram três chegadas perigosas. Na primeira, aos 20, Kevin Ramírez cabeceou forte, buscando o canto direito de Vladimir, que fez um milagre para evitar o gol. Três minutos depois, o mesmo duelo. Mais uma cabeçada do uruguaio e outra defesa do arqueiro atleticano. Por fim, na marca de 24 minutos, Linares acertou a trave.
De tanto insistir, a Onça-Pintada chegou ao empate. Aos 34 minutos, o zagueiro Jackson foi derrubado, dentro da área, por Vladimir. Com auxílio do VAR, o árbitro assinalou a penalidade máxima para o Amazonas. Luan Silva foi para a cobrança e, de chapa, mandou no canto esquerdo do goleiro rubro-negro, deixando tudo igual no Carlos Zamith. 1 a 1.
Ficha técnica
Amazonas 1×1 Atlético
Data: 27 de abril de 2025
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM)
Gols: Luan Silva (36’/2T) – AMA; Marcelinho (45’/1T) – ACG
Cartão vermelho: Luizão (47’/1T) – ACG
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Márcio Iglesias Araújo Silva (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Amazonas: Renan; Thomás Luciano (William Barbio), Jackson, Fabiano e Alyson; Larry Vásquez, Linares e Rafael Tavares (Eliton Júnior); Alex Sandro (Kevin Ramírez), Henrique Almeida (Luan Silva) e Rodrigo Varanda (Cocote).
Técnico: Guilherme Alves
Atlético: Vladimir; Raí Ramos (Raí Natalino), Alix, Pedro Henrique e Conrado; Luizão, Rhaldney (Francisco Barrios) e Robert (Kauan (Ruan Teixeira)); Marcelinho, Sandro Lima e Federico Martínez.
Técnico: Cláudio Tencati