Aeronaves da Korean Air e da Cathay bateram no aeroporto de Hokkaido, no norte do país, mas choque foi leve e não houve feridos, segundo cias. Em 1º de janeiro, duas aeronaves explodiram após batida no aeroporto internacional de Tóquio.
Aviões da Korean Air e da Cathay se chocaram em pista no aeroporto de Hokkaido, no norte do Japão, em 16 de janeiro de 2023. — Foto: Kyodo News via AP
Dois aviões se chocaram enquanto trafegavam pela pista do aeroporto internacional de Hokkaido, no norte do Japão, nesta terça-feira (16).
O choque provocou danos nas aeronaves, mas a batida foi leve, e ninguém ficou ferido, segundo a Korean Air, proprietária de um dos aviões, que se chocou com outro da Cathay.
Nos dois casos, havia passageiros dentro das aeronaves.
Os dois aviões trafegavam em baixa velocidade no momento da batida, que atingiu a parte inferior de uma das asas do avião da Cathay e a ponta de uma das asas do avião da Korean Air. Autoridades do aeroporto afirmaram que abriram investigação para apurar as causas do choque.
No momento da batida, uma forte nevasca atingia Hokkaido.
Neste caso, o choque foi forte porque o voo da Japan Airlines havia acabado de aterrissar e estava em alta velocidade. Mas, apesar da força da batida, nenhuma das pessoas a bordo se feriu – o avião tinha um revestimento externo que retarda a entrada de fogo na cabine, e a tripulação e passageiros seguiram à risca os protocolos de evacuação.
Já os passageiros do avião da Guarda Costeira morreram em consequência da explosão. O piloto conseguiu sair da aeronave e ainda se recuperava dos ferimentos.
Detalhe de asa de aeronave da Cathay após choque com asa de avião da Korean Air no aeroporto de Hokkaido, no norte do Japão, em 16 de janeiro de 2024. — Foto: Kyodo News via AP
Veja o momento em que avião colide em outra aeronave no aeroporto do Japão