Política
Câmara concede Medalha do Mérito Legislativo a Fernanda Torres, Marcelo Rubens Paiva e Donald Trump
A premiação reconhece, em tese, pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Legislativo ou ao Brasil
Por CartaCapital 03.12.2024 13h43 | Atualizado há 1 hora
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira 4 a Medalha do Mérito Legislativo de 2024. Criada em 1983, a premiação reconhece, em tese, pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Legislativo ou ao Brasil. No entanto, um dos homenageados será o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Entre os demais homenageados deste ano estão:
- a viúva do ex-deputado Rubens Paiva, Eunice Rubens Paiva (in memoriam);
- o filho dele, o escritor Marcelo Rubens Paiva;
- a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice em um filme que retrata a luta da família Paiva após a prisão e o desaparecimento do ex-deputado na ditadura militar.
A lista ainda contempla os ministros do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques e Luís Roberto Barroso. Leia a relação completa:
Camara
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
CartaCapital
Há 30 anos, a principal referência em jornalismo progressista no Brasil.
Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo