Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nacional e estadual dos EUA, o vírus foi detectado no paciente após ele ter tido contato com leite de vacas infectadas.
Vacas em fazenda produtora de leite no estado do Novo México, no EUA. — Foto: AP Photo/Rodrigo Abd, File
Uma pessoa no Texas, nos Estados Unidos, está com gripe aviária após ter tido contato com leite de vacas infectadas com o vírus influenza H5N1, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nacional e estadual nesta segunda-feira (1º).
O paciente está recebendo tratamento e o único sintoma detectado foi inflamação nos olhos, afirmou o CDC. Segundo o jornal americano “Washington Post”, o paciente foi testado na semana passada e teve contraprova confirmando a infecção no final de semana.
Este é o segundo caso de infecção de uma pessoa pela cepa H5N1 da influenza aviária nos Estados Unidos nas últimas semanas, após autoridades de saúde estaduais e nacionais do país detectarem vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite em cinco estados do país: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.
De acordo com o CDC do Texas, o paciente que testou positivo para a gripe aviária teve contato direto com uma vaca infectada.
O CDC afirmou que esta infecção não altera a avaliação do risco para a saúde humana da gripe aviária H5N1 para o público em geral dos EUA, que considera ser baixo. No entanto, a agência de saúde disse que pessoas expostas a aves ou animais infectados ou a ambientes contaminados por eles têm maior risco de infecção.