No total, 140 cidades do estado estão em situação de emergência para arboviroses
Samuel Leão –
Nos últimos dias, Anápolis confirmou 4 novas mortes causadas pela dengue, atingindo o número de 18 óbitos provocados pela doença na cidade. Assim, segue sendo a mais afetada no estado.
Segundo o painel de controle da dengue, alimentado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), o município também lidera o número de óbitos sob suspeita de terem sido causados pela enfermidade, com 15 registros.
Outro dado que chama a atenção é o fato dos óbitos não confirmados somados aos confirmados, no âmbito estadual, terem superado os registros do ano de 2022, que até então eram os maiores desde o início do mapeamento, em 2011. No total, foram contabilizados 133 casos sob suspeita.
Entre os confirmados no estado, o número chegou a 94. Em 2022, o número de mortes foi de 182, registro recorde até o momento.
Já no âmbito das cidades, Anápolis é seguida por Luziânia, que teve 10 mortes confirmadas e 11 em investigação.
Na sequência está Valparaíso de Goiás, com 6 confirmações e 12 casos ainda sob análise. Goiânia tem 5 óbitos confirmados e 17 ainda com a confirmação pendente.
Para controlar a situação crescente, a SES já instalou 219 gabinetes de gestão de crise em diversos municípios goianos.
No total, 140 cidades estão em situação de emergência para arboviroses. Outro dado expressivo é o número de internações por dengue, realizadas apenas em hospitais da rede estadual.
Enquanto no período de janeiro a abril de 2023 foram registradas 153 internações, em 2024 os registros já alcançaram a marca de 1.956.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.