Príncipe de Gales participou de cerimônia em Windsor, após rei Charles III ser afastado das funções públicas por diagnóstico de câncer. Princesa de Gales, Kate Middleton, está de repouso por conta de uma cirurgia no abdômen sobre a qual Palácio de Buckingham não deu detalhes.
Príncipe William participa sozinho de cerimônia no Castelo de Windsor, em 7 de fevereiro de 2024. — Foto: Yui Mok/PA via AP
William participou de uma cerimônia de concessão de medalhas no Castelo de Windsor, propriedade da monarquia perto de Londres.
A agenda do príncipe de Gales não contempla um encontro com seu irmão, o príncipe Harry, que foi a Londres na terça-feira (6) visitar o pai após o Palácio de Buckingham divulgar o diagnóstico de câncer do rei.
Harry se reuniu com o pai em Londres e, em seguida, o rei foi com a sua esposa, a rainha consorte Camilla, para Sandringham House, sua casa no leste da Inglaterra.
Com rei em tratamento e esposa em repouso, príncipe William retoma agenda da família real
William e Camilla assumem agenda
Rei Charles III está com câncer, diz Palácio de Buckingham
Com o rei e a princesa de Gales fora da agenda pelo menos até depois da Páscoa, o ônus dos compromissos da família real britânica recairá sobre William e rainha consorte Camilla.
O escritor Robert Hardman, autor de livros sobre a realeza, disse à agência de notícias Reuters que William já havia assumido deveres substanciais de Estado no final do reinado da rainha Elizabeth II, quando ela teve problemas de mobilidade.
“Nesse aspecto, não é muito diferente, mas obviamente há a expectativa”, disse Hardman à Reuters. “Em muitas ocasiões, ele terá que se apresentar, ele será uma espécie de quase chefe de Estado, da mesma forma que o príncipe Charles foi quando a rainha estava doente”.