A Fifa ainda não definiu quem irá substituir o León, porém a vaga deverá ficar entre Los Angeles Football Club, EUA e America do México

Equipe do León, que foi excluída do Mundial de Clubes da Fifa. Foto: Divulgação – León
Por O Globo: O comitê de recurso da Fifa confirmou a exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Na decisão divulgada nesta quarta-feira, a entidade anuncia que avaliou que Pachuca possui controle decisivo sobre ambos os clubes e por isso disputará a competição.
Pachuca e o León que, segundo o Comitê de Recurso da entidade, estão ambos em descumprimento das regras da competição, “são controlados pelas mesmas pessoas, que exercem uma influência significativa sobre os seus respectivos processos de tomada de decisão”.
Pachuca e León têm um mesmo dono, algo que é vetado no regulamento da competição. As regras preveem que não pode haver mais de uma equipe do mesmo grupo empresarial no Mundial. Desta forma, apenas uma das equipes poderia disputar o torneio da Fifa nesta temporada.
O clube agora aguarda a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que confirmou, na última sexta-feira, que recebeu recursos individuais dos clubes mexicanos León e Pachuca. A audiência será realizada na primeira semana de maio.
León estava no grupo do Flamengo
O León era um dos adversários do Flamengo no Mundial de Clubes e as equipes iriam se enfrentar na terceira rodada, no dia 24 de junho, no Camping World Stadium. O time mexicano estava no Grupo D, ao lado também de Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.
Quem herdará a vaga do León?
Ainda não há uma definição de qual clube herdará a vaga. A Fifa, inclusive, considera promover um confronto entre o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos, e o America do México para definir quem substituirá o León na competição.
Em nota, a entidade explicou que o time americano participaria como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023. Já o America como o time mais bem classificado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
“A FIFA pode confirmar que está considerando uma partida de play-off entre o LAFC e o Club America pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, substituindo o Club Léon após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA”, diz nota da entidade enviada ao GLOBO.