Cristiano Ronaldo também é o jogador com os maiores arrecadamentos, onde recebe € 200 milhões anuais do Al-Nassr

Cristiano Ronaldo é jogador do Al Nassr. Foto: Arquivo Pessoal
Por O Globo: A marca pessoal de Cristiano Ronaldo, jogador do Al-Nassr, da Arábia Saudita, alcançou um valor recorde de € 850 milhões (cerca de R$ 5,7 bilhões) em 2025, segundo estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), publicado em fevereiro deste ano. O número representa um crescimento de 325% desde 2020.
O levantamento utilizou o índice “Sports Reputation”, que avalia 28 variáveis distribuídas em seis dimensões: receitas, mídia, redes sociais, conquistas esportivas, influência social e impacto. Desde 2011, quando a marca CR7 valia € 24,5 milhões, o desempenho dentro e fora dos campos impulsionou seu crescimento exponencial.
Atualmente, de acordo com o jornal espanhol Marca, Ronaldo recebe € 200 milhões anuais do Al-Nassr e mais € 150 milhões em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, é a pessoa mais seguida do mundo, com mais de 1 bilhão de seguidores, sendo 648 milhões apenas no Instagram.
Além disso, o impacto global de Cristiano Ronaldo é evidenciado por números:
- Geração de 22,3 milhões de notícias anuais em veículos de comunicação de todo o mundo;
- 187 milhões de buscas no Google;
- Menções em 4.000 livros disponíveis na Amazon;
- Aparições em 63.000 artigos científicos.
No campo esportivo, Ronaldo conquistou 31 troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, intensificou sua atuação como investidor nos setores de hotelaria, moda e saúde.
Daniel Sá, diretor-executivo do IPAM e responsável pelo estudo, afirmou:
— Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol. Ele se tornou uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em diversas áreas da vida pública.
O relatório destaca que os principais fatores para esse crescimento impressionante foram:
- Aumento de 308% no salário;
- Crescimento de 435% nas receitas de patrocínios;
- Expansão de 280% no número de seguidores nas redes sociais desde 2020.
A projeção é que o valor da marca CR7 continue em ascensão nos próximos anos, impulsionado pela renovação de seu contrato com o Al-Nassr, a possível participação na Copa do Mundo de 2026 e a expansão de seus negócios em diferentes áreas.