O navio de cruzeiro que ficou retido por cerca de dois dias no porto de Barcelona, na Espanha, voltou a navegar rumo a Veneza, na Itália, ponto final do passeio, nesta quinta-feira (4). A informação foi dada ao g1 por passageiros brasileiros que estão a bordo do navio. A retomada do trajeto foi motivo de comemoração dos passageiros (veja acima).
Segundo uma das passageiras, Paula Galdino, que mora em Sorocaba (SP), o navio zarpou do porto por volta das 8h (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Com 1.500 passageiros a bordo, a embarcação atracou no porto de Barcelona na manhã de terça-feira (2) e ficou retida, por dois dias, pela polícia espanhola depois que autoridades locais identificaram que um grupo com 69 bolivianos a bordo tentava desembarcar em países europeus sem documentação regular.
Todos os passageiros foram impedidos de descer do navio e só foram autorizados na manhã de quarta-feira (3). A MSC Cruzeiros, companhia responsável pela viagem, confirmou a situação com os bolivianos ao g1.
“No momento, estamos trabalhando junto com as autoridades espanholas para gerenciar uma situação envolvendo hóspedes da Bolívia, que viajavam com documentação inválida para o desembarque na Europa.”
Segundo Caroline Moraes, também moradora de Sorocaba, na quarta-feira os passageiros foram informados que a viagem seria cancelada e que o navio não poderia sair do local antes da polícia liberar. Porém, na manhã desta quinta-feira, a passageira disse que a companhia informou sobre a retomada da viagem, com algumas mudanças.
Segundo Caroline, viaturas da polícia espanhola cercaram o navio para impedir que passageiros deixassem o local na terça-feira (2) — Foto: Caroline Moraes/Reprodução
O comunicado entregue aos passageiros informa que o navio vai navegar com destino a Veneza e deve chegar à cidade no dia 8 de abril, conforme a programação original do passeio.
Os passageiros comemoraram quando o navio voltou a navegar (assista acima).
A assessoria da MSC Cruzeiros no Brasil informou que tenta contato com a companhia europeia para confirmar a situação e que não foi informada sobre a retomada da viagem.
Bolivianos sem visto
Segundo o jornal espanhol El Periodico, os 69 passageiros bolivianos não possuíam visto válido para entrar em território europeu. O jornal divulgou que o grupo boliviano foi liberado para fazer os trâmites legais para retornar ao país de origem.
Ao g1, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Barcelona disse que acompanha o caso e presta assistência consular cabível aos passageiros brasileiros.
Passageiros se reuniram em recepção do navio para pedirem informações sobre a viagem — Foto: Arquivo Pessoal