Deputada Marussa Boldrin propõe aumento de penas para crimes contra mulheres no campo

Joao Bosco Bittencourt
2 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Deputada Marussa Boldrin propõe aumento de penas para crimes contra mulheres no campo

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Proposta, inédita na Câmara dos Deputados, também estabelece a notificação obrigatória

Marussa: “Muitas mulheres no campo temem denunciar devido à vergonha” (foto divulgação)

A deputada federal Marussa Boldrin apresentou o projeto de lei que visa aumentar as penas para crimes como lesão corporal e feminicídio cometidos contra mulheres em áreas rurais. A proposta, inédita na Câmara dos Deputados, também estabelece a notificação obrigatória de casos suspeitos de violência contra mulheres no campo quando atendidas por serviços de saúde, públicos ou privados.

O projeto altera o Código Penal, incluindo a ocorrência em área rural como causa de aumento de pena para os crimes de lesão corporal e feminicídio. Além disso, modifica a Lei nº 10.778/2003, impondo a obrigação de notificação de suspeitas de violência contra mulheres do campo.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, a violência contra a mulher no campo é uma realidade alarmante. Em 2023, 1,2% dos feminicídios e 1,7% das mortes violentas de mulheres ocorreram em áreas rurais, além de 2,2% dos estupros registrados no país. A deputada aponta que esses números podem ser ainda maiores devido à subnotificação.

“Muitas mulheres no campo temem denunciar devido à vergonha, à dependência econômica dos agressores ou ao isolamento geográfico, que dificulta o acesso à justiça. Nosso projeto busca garantir maior proteção, com penas mais severas e uma rede de notificação e prevenção mais eficaz”, afirmou Marussa Boldrin.

A proposta também adapta a legislação às normas internacionais, promovendo a inclusão ao atualizar a terminologia referente às pessoas com deficiência. 

TAGGED:
Share This Article