As pesquisas de intenção de voto indicam para uma eleição polarizada, com os dois candidatos empatados dentro da margem de erro no voto popular e nos estados-chave.
Isso significa que a eleição deve ser decidida voto a voto e, atualmente, aponta para um cenário indefinido.
Nesta reportagem, o g1 irá mostrar a média das pesquisas de intenção de voto reunidas pelo jornal “The New York Times” e pelo projeto “FiveThirtyEight”. Os gráficos ao longo da matéria serão atualizados diariamente até o dia das eleições.
Os dois projetos utilizam metodologias diferentes. Por esse motivo, os números podem variar.
Delegados
Para vencer a eleição nos Estados Unidos é necessário conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Cada estado tem um número específico de delegados, que varia de acordo com a população e o total de representantes no Congresso.
O candidato mais votado de um estado leva todos os delegados da área, mesmo que ele vença por apenas um voto de diferença.
Caso os resultados das pesquisas se concretizem, a projeção atual indica que Donald Trump possui vantagem sobre Kamala Harris e seria eleito. Veja a seguir.
Pesquisa nacional
A média das pesquisas indica que Kamala Harris e Donald Trump estão empatados dentro da margem de erro no voto nacional. A democrata aparece com vantagem numérica. Confira os números a seguir.
- Kamala Harris: 49%
- Donald Trump: 48%
- Kamala Harris: 48,2%
- Donald Trump: 46,4%
Estados-chave
Os estados-chave são aqueles que não possuem uma tendência clara entre os democratas ou republicanos. Com isso, a eleição é incerta nessas regiões.
Neste ano, são considerados estados-chave Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Veja abaixo como está a disputa em cada um deles.