O empresário Chakib Maananeto, dono de um restaurante em Goiânia, ensina como preparar “tapa de cuadril”, uma picanha angus feita em apenas dois minutos. Apesar de nome libanês, o comerciante é paranaense, e é apaixonado em cortes argentinos. Ele afirma que o prato é simples de se preparar (veja abaixo).
Chakib é dono do Restaurante Troppo há dois anos, quando ele resolveu abrir o negócio em parceria com a irmã. Antes de fundar o estebelecimento, trabalhou no ramo da gastronomia durante 16 anos, passando por restaurantes renomados, atuando como copeiro, auxiliar de cozinha, garçom e até chef de cozinha.
A “tapa de cuadril” surgiu da vontade do empresário de trabalhar com cortes argentinos. Ele afirma que gosta de colocar nomes exóticos nos pratos e resolveu chamar o prato mais pedido de “tapa”, que quer dizer picanha, em espanhol.
O prato é servido, em média, a R$ 90, servindo três pessoas. A picanha acompanha mandioca, feijão tropeiro, salada e arroz com bacon, carne seca e calabresa.
Veja como preparar “tapa de cuadril’:
- 600 g de picanha Angus
- sal fino
Modo de preparo:
Separe os cortes da carne. Cada fatia deve ter 1,5 cm. Tempere a picanha com sal fino. Antes de ir para a brasa, já adiante o acompanhamento de sua preferência, como mandioca, feijão tropeiro, vinagrete, banana à milanesa ou arroz. A “tapa de cuadril” vai para grelha parrilha, um tipo específico de churrasqueira em que a carne quase encosta na brasa. Passe a carne por 2 minutinhos cada lado, e o prato está pronto para ser servido.
Troppo Restaurante
Endereço: Avenida Ipanema, 2011, Jardim Atlântico, Goiânia, GO
Prato do dia – Picanha argentina — Foto: TV Anhanguera/Reprodução