Americanos afirmam que responderam a um ataque sofrido no fim de semana. Desde o começo da guerra entre o Hamas e Israel, grupos armados no Oriente Médio têm disparado mísseis contra alvos ligados aos israelenses.
Irã faz exercícios militares em meio à escalada de conflitos no Oriente Médio
Os Estados Unidos bombardearam três alvos de uma milícia ligada ao Irã em território do Iraque nesta terça-feira (23) em resposta a um ataque a uma base aérea no último fim de semana.
A milícia é o Kataib Hezbollah.
Desde o começo da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que começou em 7 de outubro de 2023, as milícias ligadas ao Irã atacaram tropas americanas em território iraquiano ou sírio cerca de 150 vezes.
No sábado, quatro funcionários dos EUA tiveram contusões no cérebro em um dos ataques.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os americanos usaram a força necessária e que a resposta foi proporcional. Segundo ele, foram ataques precisos e em resposta direta.
Foram atingidos uma central, um galpão e pontos de treinamento do Kataib Hezbollah.
Guerra ‘se espalha’
Os ataques contra bases militares dos EUA são interpretados como um sinal de apoio ao grupo terrorista Hamas, da Faixa de Gaza.
Outros grupos de islâmicos árabes, como os Houthis, no Iêmen, e o Hezbollah, no Líbano, têm feito ataques em “solidariedade” ao Hamas.