O uso dos aviões já estava suspenso desde que, na sexta-feira (5), uma porta de emergência de um voo da Alaska Airlines foi ejetada quando a aeronave estava no ar. Ninguém ficou ferido, mas o piloto teve de fazer um pouso de emergência, e todos os voos com Boeings 737 Max 9 foram cancelados na sequência.
Em comunicado nesta segunda, no entanto, a FAA disse que decidiu manter a suspensão por tempo indeterminado.
“As aeronaves Boeing 737-9 permanecerão em solo até que operadores completem as inspeções, que incluem as portas de emergência tanto da cabine esquerda quanto da direita”, disse a agência.
A porta que se desprendeu era uma saída de emergência extra que não era utilizada pela aeronave – uma espécie de tampão foi colocada no lugar dela. Os investigadores ainda não conseguiram determinar se essa substituição foi a casa do incidente.
As investigações oficiais sobre o caso ficarão a cargo da NTSB.
O incidente
‘Gostaríamos de descer’: piloto de avião declara emergência após porta ejetar; ÁUDIO
O avião, um Boeing 737 Max 9, havia acabado de decolar do aeroporto de Portland na noite de sexta-feira (5) e ainda estava subindo, a 4.975 metros, quando a porta desativada foi ejetada na parte do meio, por razões ainda não esclarecidas.
Com um buraco na fuselagem, a aeronave se despressurizou subitamente, o que fez cair as máscaras de emergência e obrigou a tripulação a descer imediatamente até uma altitude em que seja possível respirar sem auxílio, abaixo de 3 mil metros.
A porta, originalmente uma saída de emergência, estava desativada —significa que, para os passageiros, ela se assemelha a uma janela. O contorno da saída de emergência só é possível de ser vista do lado externo. Dentro da cabine dos passageiros, estava camuflada com um tampão e uma janela. O nome da peça ejetada é “door plug”, ou “tampão de porta”.
Não houve feridos. Não havia ninguém no assento ao lado da porta ejetada; se houvesse, o passageiro poderia ser sugado para fora do avião, devido à pressão atmosférica externa a quase 5 mil metros de altura.
A porta com tampão, uma espécie de porta “falsa”, fica na parte do meio do Boeing 737 Max 9.