A Superterça é o dia mais importante da pré-eleição americana, quando vários estados têm prévias ao mesmo tempo. Saiba como ela surgiu e por que é realizada em uma terça-feira.
Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça
A Superterça é a data mais importante da pré-eleição americana, quando vários estados realizam prévias ao mesmo tempo [veja no vídeo acima].
Nela, uma grande quantidade de delegados é distribuída em um único dia — geralmente 30% do total nacional de cada partido.
Consequentemente, a Superterça costuma ser decisiva para determinar quais são os pré-candidatos mais fortes dos partidos Democrata e Republicano.
No podcast abaixo, entenda como a Superterça surgiu e por que ela é realizada em uma terça-feira.
Nas eleições de 2024, votam simultaneamente 15 estados e o território de Samoa Americana. Estão em jogo 1.439 delegados do Partido Democrata e 874 delegados do Partido Republicano — o equivalente a cerca de 70% dos números necessários para conquistar a nomeação em cada um dos dois partidos.
Historicamente, a Superterça costuma ser decisiva nas eleições dos EUA, mas, na avaliação de especialistas ouvidos pelo g1, a consolidação de Trump torna o cenário previsível e deve esvaziar a importância da votação desta terça-feira, 5.
Nova temporada do Funciona Assim explica a corrida eleitoral norte-americana em podcasts e vídeos. No primeiro episódio da série, o g1 explicou o que são as prévias dos EUA e como os pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano são escolhidos para disputar a presidência.
Créditos da série
Roteiro e Apresentação: Iolanda Paz
Edição: Patrícia Albuquerque
Arte: Vitória Coelho
Produção: Felipe Gutierrez, Iolanda Paz, Luisa Belchior e Patrícia Albuquerque
Coordenação: Mariana Mendicelli, Ricardo Gallo e Tatiana Caldas