A ave foi encontrada por uma empresária que tentou socorrer o animal com orientações dos bombeiros

Tucano é encontrado ferido na BR-070 (Foto: Reprodução)
Um tucano foi encontrado ferido no meio da BR-070, em um trecho de intenso movimento de caminhões, próximo a Itaberaí, em Goiás. A empresária Lília Leite, que passava pelo local, avistou o animal com dificuldade para se locomover e sinais visíveis de ferimentos na asa e no bico. O resgate aconteceu na última segunda-feira (14).
Lília contou que mora em Itaguari e que passava pela BR-070 quando percebeu que o tucano estava bem no meio da pista e que, de longe, percebeu a cor característica de seu bico. Ao se aproximar, notou que o animal estava ofegante, com respingos de sangue, e suspeitou que ele pudesse estar machucado internamente devido à dificuldade respiratória.
Ao perceber o tucano no meio da pista, Lília não hesitou em parar o carro e sinalizar para outros motoristas. “Quando vi que ele estava lá, sozinho e machucado, nem pensei duas vezes. Parei o carro e voltei, porque não podia deixá-lo ali, mesmo que ele pudesse me machucar. Tinha que ajudá-lo de alguma forma”, contou.
Ela o recolheu com cuidado e o levou para casa, onde tentou oferecer água e frutas, mas o animal estava muito debilitado. Com a ajuda da mãe, Lília entrou em contato com órgãos ambientais e foi orientada a levar o tucano ao Corpo de Bombeiros de Itaberaí.
Infelizmente, devido à gravidade dos ferimentos, o tucano não resistiu e morreu pouco depois do resgate.
Motorista compõe grupo de proteção animal
Lília, que faz parte de um grupo de proteção animal em Itaguari, lamentou a morte do tucano, mas destacou a importância de ajudar animais em necessidade, mesmo quando o desfecho não é positivo.
Segundo ela, o projeto existe há um ano e consiste em um trabalho voluntário que busca lar para cães de rua vítimas de maus-tratos.
“Nosso objetivo é ajudar cães e gatos em situação de risco. Há muitos casos de pessoas que envenenam animais abandonados por aqui, além de maus-tratos e abandono de cães e filhotes. É muito triste!”, relata Lília.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal não reagiu como o esperado, já que tucanos costumam se defender ou bicar quando ameaçados. A fragilidade do bicho chamou atenção, e foram identificadas áreas com necrose, indicando que os ferimentos já existiam há algum tempo.
Apesar dos esforços de resgate e dos cuidados imediatos do Corpo de Bombeiros, a ave não resistiu e morreu a caminho do Cetas em Goiânia.
LEIA MAIS
- Cãozinho preso em grade é resgatado por Bombeiros em Aparecida
- Polícia Civil resgata cadela com 10 filhotes em situação de maus-tratos em Catalão
- Touro nervoso pula sobre carros em rodovia de Ribeirão Preto