Goiás ganha Estatuto da Pessoa com Câncer, proposto por Lucas do Vale

Joao Bosco Bittencourt
2 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Goiás ganha Estatuto da Pessoa com Câncer, proposto por Lucas do Vale

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Lei é sancionada pelo governador Caiado

Lucas do Vale: “Essa lei é um compromisso com a vida e com a dignidade dos goianos” (foto divulgação)

Com foco na ampliação dos direitos e no cuidado integral dos pacientes oncológicos, foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Lucas do Vale (MDB) que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer em Goiás. A nova legislação representa um marco no fortalecimento da rede de apoio, garantindo atendimento humanizado, políticas de prevenção e tratamento mais eficazes em todo o estado.

De acordo com o parlamentar, o estatuto estabelece diretrizes para o enfrentamento do câncer, desde o diagnóstico precoce até o suporte psicossocial, passando pelo tratamento oportuno e reabilitação dos pacientes. “Como médico, conheço de perto a realidade de quem enfrenta essa luta. Essa lei é um compromisso com a vida e com a dignidade dos goianos”, afirmou Lucas.

Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, a norma determina o monitoramento da qualidade dos serviços prestados, estímulo à detecção precoce, uso de tecnologias menos invasivas no SUS, avaliação da acessibilidade e satisfação dos usuários. A legislação também prevê campanhas educativas em parceria com movimentos sociais e profissionais da saúde.

Entre os pontos destacados estão: tratamento próximo à residência do paciente, suporte em casos complexos em centros de referência, acesso à reabilitação, cuidados paliativos, terapia nutricional e cirurgias reparadoras. A lei também prevê ações para identificar e reduzir fatores de risco ambientais e ocupacionais, além de promover estratégias intersetoriais para prevenção e melhoria da qualidade de vida.

“É um passo essencial para garantir que cada paciente seja visto com respeito, cuidado e prioridade”, completou o deputado.

TAGGED:
Share This Article