Gwyneth Paltrow foi mais uma celebridade que falou abertamente sobre a polêmica envolvendo os chamados ‘nepo babies’. Para quem não conhece, esse é o termo utilizado para se referir aos herdeiros de grandes artistas que, por serem parentes dessas pessoas, conseguem certas facilidades no mercado de trabalho.
Em entrevista à revista Bustle, ainda no ano passado, Gwyneth Paltrow foi questionada sobre como é para sua filha mais velha circular no meio de artistas. A atriz é mãe de Apple, de 19 anos, e Moses, de 17, ambos frutos do ex-relacionamento dela com o cantor Chris Martin, do Coldplay. A herdeira, inclusive, já estreou como modelo para a marca de produtos de bem-estar da própria mãe.
“Agora existe toda essa cultura nepo baby e julgamento que existe em torno de filhos de pessoas famosas. Ela é apenas uma estudante e tem sido muito… Ela só quer ser uma criança, estar na escola e aprender”, defendeu Paltrow. Apesar disso, a atriz alega que Apple é uma pessoa reservada, mas não nega as portas abertas para a herdeira. “Não há nada de errado em fazer ou querer fazer o que seus pais fazem. Ninguém critica uma criança que diz ‘Quero ser médico como meu pai e meu avô’”.
O que é nepo baby?
O termo nepo baby explodiu nas redes sociais em meados de 2022 e faz referência ao nepotismo – ou seja, o favorecimento de parentes para certos cargos ou nomeações em detrimento de outras pessoas. No geral, a expressão se refere a famosos que facilmente conseguiram alcançar o estrelato devido o passado dos seus pais ou outros parentes na indústria, tais como Maya Hawke (filha de Ethan Hawke e Uma Thurman), Lily-Rose Depp (filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis), Zoe Kravitz (Lenny Kravitz e Lisa Bonet) e Dakota Johnson (Don Johnson e Melanie Griffith).
Ainda na entrevista, Gwyneth Paltrow classificou o apelido negativamente. “Só espero que os meus filhos se sintam sempre livres para perseguir exatamente o que querem fazer, independentemente do que alguém vá pensar ou dizer”, opinou.