Hugo Calderano supera número 1 do mundo e é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Hygor Ferreira
5 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Hugo Calderano supera número 1 do mundo e é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Com a vitória sobre o chinês Lin Shidong, Hugo Calderano se tornou o primeiro mesatenista campeão nascido fora da Europa e da Ásia

Hugo Calderano vence Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Foto: ITTF

Por O Globo: Aos 28 anos, Hugo Calderano segue levando a bandeira do Brasil para lugares nunca antes alcançados. Primeiro não-asiático ou europeu a chegar a uma semifinal olímpica, em Paris-2024, melhor colocado das Américas no ranking mundial da ITTF e agora o primeiro campeão da Copa do Mundo nascido fora da Ásia ou Europa. A vitória de virada sobre o chinês Lin Shidong, atual número 1 do mundo, diante da torcida adversária, por 4 sets a 1 (parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5) consagrou de vez o nome do brasileiro no hall dos grandes mesatenistas do mundo.

Após a vitória, o brasileiro caiu no chão, repetindo o gesto que havia realizado quando venceu a semifinal sobre o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo. Ao ser perguntado sobre a conquista, o mesatenista afirmou que ainda era difícil de acreditar.

— É muito louco falar sobre isso, é bem surreal. Antes do torneio começar, não imaginava ser o campeão, já estava muito feliz quando garanti a medalha na semifinal. Não imaginava vencer o top-3, ainda é surreal para mim. Eu escrevi o meu nome na história do tênis de mesa e estou muito feliz — celebrou o mesatenista.

Perguntado sobre os jogos Olímpicos de Paris-2024, quando bateu na trave e foi derrotado na semifinal e na disputa pelo bronze, Calderano se emocionou.

— É muito importante ganhar um título como esse, principalmente depois dos Jogos Olímpicos. Eu sempre trabalhei muito e acreditei e mim. Se você falasse comigo há um mês, eu estava muito mal. Queria agradecer todo mundo pelo apoio, sempre leio as mensagens, fico muito grato pelo apoio que tenho dos meus amigos e da minha família no Brasil — contou o mesatenista, em meio às lágrimas.

O jogo

Calderano não começou bem a partida, e o adversário conseguiu se impor ao começar sacando e abriu boa vantagem recepcionando os serviços do brasileiro. Na metade do primeiro set, ele chegou a abrir 7 a 3 no placar aproveitando os erros de Hugo, e não demorou a fechar a primeira parcial em 11 a 6.

No segundo set, o semifinalista de Paris-2024 voltou mais concentrado, e a partida ficou mais equilibrada. Os dois se alternaram na liderança até o 4 a 4, mas a partir daí Calderano cresceu no jogo e conseguiu passar à frente no placar, mantendo a vantagem até um 9 a 6. Ele conseguiu fechar o segundo set em 11 a 7, silenciando os gritos da torcida chinesa em Macau.

Com a confiança em alta, Calderano começou bem o terceiro set, se mantendo à frente de Shidong desde o início e protagonizando grandes duelos. A vantagem de 7 a 5 para o brasileiro, na metade do set, colocou a pressão sob o adversário, mas ele reagiu bem e conseguiu retomar a liderança e abrir vantagem em 9 a 7. Mas o brasileiro devolveu a sequência de pontos e assumiu a dianteira da partida, abrindo 2 sets a 1 com a terceira parcial em 11 a 9.

Pressionado, Shidong entrou no quarto set para deixar tudo igual na partida, mas Hugo estava em melhor momento e conseguiu abrir 6 a 3 na primeira metade. Desafiado também pela torcida adversária, que comemorava com grande entusiasmo os pontos do chinês, Calderano passou a soltar a voz e vibrar muito com os pontos conquistados. A vantagem aumentou para 9 a 4, já no final do set, e o brasileiro fechou em 11 a 4 e ficando a apenas um set do título inédito.

No último set, Calderano mais uma vez demonstrou superioridade e abriu vantagem. Mesmo depois de um pedido de tempo do chinês, o brasileiro seguiu dominando e abriu 5 a 1 na parcial. Ele seguiu administrando a vantagem e, depois de um pedido de tempo para cada lado, se manteve em sua melhor forma e venceu o último set por 11 a 5.

Share This Article