O problema ocorreu em um botão na parte de trás do assento da aeronave. Esse botão, exclusivo dos modelos Boeing 787, move o banco para a frente e para trás. O acionamento sem querer fez o piloto ser empurrado para a frente, esbarrando no manche (controle do avião) —o que acabou levando o nariz da aeronave para baixo.
O documento não aponta, porém, quem teria acionado o botão involuntariamente. O dispositivo é protegido por uma tampa, justamente para que ele não seja movido por acidente. Uma hipótese inicialmente levantada é que um objeto colocado dentro da tampa poderia forçar o botão e empurrar o banco para a frente (veja no vídeo abaixo).
Vídeo mostra funcionamento de botão que regula distância do assento em Boeing 787
O voo LA800 fazia o trajeto entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), quando ocorreu o incidente. Havia 263 passageiros a bordo e nove tripulantes. Cerca de 50 receberam primeiros socorros e 13 se feriram, entre eles dois brasileiros.
“O assento do lado esquerdo da cabine, com o comandante na sua posição, começou um movimento involuntário para frente”, diz trecho do relatório, divulgado em 11 de abril pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile. A aeronave estava a 12.500 metros, durante a etapa de cruzeiro; não havia mau tempo nem turbulência no momento.
Simulação que indica perda de altitude de avião da Latam — Foto: Reprodução/Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile
O relatório preliminar não explica o que pode ter causado o acionamento sem querer do botão —o jornal The Wall Street Journal apontou em março que poderia ter sido causado pelo esbarrão de uma comissária. A investigação completa ainda não tem prazo para ser concluída. Estão sendo analisados os dados da caixa-preta, com os gravadores de voz e de voo. A Boeing, fabricante do avião, será ouvida.
A Latam não comentou as conclusões do relatório preliminar.
Ainda em março, como medida de precaução, a Boeing pediu a todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner, o envolvido no incidente, para que inspecionem os botões de assento da cabine dos pilotos.
Por que o botão existe
Mas por que esse botão existe? É possível acioná-lo no meio do voo? E quais lacunas ainda precisam ser explicadas? Confira as respostas – e as dúvidas que o caso levanta – abaixo:
O que é o botão que ajusta o assento no Boeing 787?
Existem dois botões que fazem o assento dos pilotos correr de forma longitudinal na cabine. Um deles fica na lateral do banco. O outro, exclusivo do Boeing 787, o mais moderno avião de corredor duplo da fabricante, fica na parte de trás.
Segundo o mecânico de aviação e youtuber Lito Sousa, ele foi instalado para facilitar a entrada do piloto. O assento fica recolhido quando o avião não está em uso, e o piloto precisa ficar muito próximo de todos os instrumentos quando opera a aeronave (veja o vídeo acima).
Dreamliner 787-10 no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey — Foto: AP Photo/Seth Wenig
“Através daquele botão você pode comandar o assento totalmente pra frente ou totalmente pra trás e pro lado. Aquele botão ‘bypassa’ [se sobrepõe a] algumas seguranças que têm no assento”, explica Lito.
Lito reforça que esse botão está fechado em um compartimento, que precisa ser aberto antes do acionamento
O botão da lateral do banco tem outros comandos, como o de altura. A posição do piloto em relação aos painéis e ao para-brisa é de extrema importância na aviação, e regulado por normas rigorosíssimas das agências americana e europeia de aviação. Elas servem para garantir que o piloto tenha visibilidade e acesso a todos os instrumentos.
É possível que esse botão seja acionado no meio do voo?
Como um piloto pode se ausentar do cockpit no meio do voo, desde que seu colega esteja “voando” a aeronave, é possível que ele seja acionado durante o voo de cruzeiro.
Há uma tampa de proteção, no entanto, para evitar que ele seja acionado de forma não intencional. Além disso, a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado.
Brasileiro a bordo de avião da Latam diz que avião despencou ‘num piscar de olhos’
O disse a Boeing?
A Boeing não comentou o caso diretamente, mas pediu, logo depois do incidente com o voo LA800, para que todos os operadores do 787 inspecionem os botões do assento dos pilotos “na próxima oportunidade de realizar a manutenção”, por precaução.
O que diz a Latam?
Em nota na ocasião do incidente, a Latam afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades durante a investigação.
“Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o Latam Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação” .