Em conversa com o amigo, no caso dele também senador da República, Jorge Kajuru, (PSB-GO), senti o seu desejo e entusiasmo em também querer derrubar essa esdrúxula lei que proíbe propaganda infantil na TV aberta. E que, por consequência, extinguiu quase que totalmente a sua programação.
Aliás, o grande erro foi, um dia, a sua criação, como algo tão nefasto quanto atrasado.
O Projeto de Lei nº 2.628, de 2022, preposição em 24 artigos de autoria do senador Alessandro Vieira, propõe proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Como relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Kajuru já pediu a retirada do artigo 10, o que proíbe a publicidade infantil, em uma briga que ele entrou pra valer, por considerar um absurdo e desrespeito total às emissoras de TV, como também, claro, ao próprio público.
E com absoluta segurança afirma que será vitorioso, porque já tem maioria dos senadores e também “a certeza que tudo voltará à melhor das normalidades”.
Se era um guerreiro que faltava. Agora, com o Kajuru, não falta mais. É bom verificar que esta luta, modestamente iniciada por aqui, vem ganhando corpo e está próxima de, muito em breve, chegar vitoriosamente ao seu final.
Movimento do bem
É bem gratificante constatar como todo esse movimento vem ganhando força, para podermos, enfim, acabar com essa absurda lei que não permite propaganda infantil na TV aberta. Assim como sempre é importante salientar que proíbe só na TV aberta, porque no mais é uma festa.
Por exemplo, o site Na Telinha, do Fabrício Falcheti e do Sandro Nascimento, além de destinar ao assunto merecida atenção, tem promovido fóruns e trabalhado na proposição de incentivos.
De volta
A Record anuncia para fevereiro a reapresentação de “Gênesis”, produção que movimentou centenas de profissionais.
Juliana Boller, como Eva, é uma das atrações do seu elenco.
Coisa feia
Etarismo ou falta de educação mesmo, porque não tem outra, levou a Transamérica FM a dispensar os serviços – que sempre foram excelentes – do comentarista esportivo Henrique Guilherme.
Felizmente, um dos seus companheiros teve a gentileza de ligar e avisar o que ia acontecer. E aconteceu, da pior forma possível. Por e-mail.
Triste panorama
A Transamérica, dia desses aqui elogiada pelo número de cotas vendidas para a Olimpíada, só nos últimos tempos demitiu do seu esporte: Oswaldo Maciel, Ronaldo, Márcio Bernardes, Eduardo Savoya e, agora, Henrique Guilherme.
E, diante da saída de tantos, só contrataram o narrador Ricardo Melo. Quem ficou está batendo escanteio e correndo pra cabecear.
Aniversário
Nesta quinta-feira, dia 25, data do aniversário de São Paulo, a TV Gazeta vai completar 54 anos.
Entre as comemorações previstas, tendo em vista os dois acontecimentos, o programa “Mulheres” vai apresentar uma edição especial.
Copinha
A Globo vai transmitir a final da Copa São Paulo nesta quinta-feira.
Só estava esperando os jogos de ontem à noite, para decidir se será para todo Brasil ou praças diretamente envolvidas.
Expectativa
O sorteio dos jogos da Sul-Americana deverá ser confirmado para março, como foi no ano passado, e só aí o SBT terá possibilidades de compor sua agenda de transmissões.
O Corinthians, até pelo elevado número de torcedores, terá prioridade, mas há o desejo de fazer um trabalho para atender aos demais, entre Inter, Cruzeiro, Athletico, Cuiabá e Fortaleza.
É o que se espera
Quem acompanha o dia a dia das gravações de “Renascer” garante que Marcos Palmeira vai “surpreender” como José Inocêncio, a partir da segunda fase.
Que vai entregar um trabalho bem diferente do realizado em “Pantanal”. Nada que surpreenda. Trata-se de um grande ator.
Descanso
Glenda Kozlowski, desta vez, não irá participar da cobertura carnavalesca da Band; no caso, os desfiles das escolas de samba da Série Ouro.
Com programa diário, ao vivo, ela não poderá visitar os barracões, uma tarefa que considera imprescindível. Thaís Dias, mangueirense, e J.P. Vergueiro estarão na Sapucaí.
Gravando
Começaram ontem, no Rio, as gravações de “No Rancho Fundo”, novela do Mario Teixeira, a substituta de “Elas por Elas” na Globo, faixa das 18h. A direção é de Alan Fitterman.
A previsão de estreia continua 1º de abril.
Combinado assim
Os programas de estreia do Benjamin Back e da Virginia Fonseca no SBT serão gravados na última semana de fevereiro.
O primeiro para exibição nas noites de sexta e o outro no sábado. Quanto aos demais, as definições ainda devem demorar um pouco. Existem problemas, especialmente na fixação de horários.
Crescimento
O “Programa do João” na Band registrou, no último sábado, sua segunda maior audiência desde a estreia, em outubro. Marcou 2 pontos de média, share de 3,6% e pico de 3,3.
Comparado à semana anterior, um crescimento de 30% na faixa das 20h31 às 22h. Concorrência no horário: Globo, 22; Record, 4,8, e SBT, 2,9.
Melhor começo
Na vitória de 1 a 0 do Corinthians sobre o Guarani, domingo, pela primeira rodada do Paulistão 2024, a Record alcançou a melhor audiência num primeiro jogo desde que assumiu a competição.
Teve 9,9 pontos de média, 11,9 de pico e share de 17,4%.
Bate – Rebate
• A superprodução “Guerra Civil” (Civil War), com Wagner Moura no elenco, chegará aos cinemas em 18 de abril…
• … O brasileiro estará ao lado de nomes como Kirsten Dunst e Cailee Spaeny.
• O filme “Rodeio Rock”, com Carla Diaz, Lucas Lucco e Felipe Folgosi, vai entrar para o catálogo da Netflix.
• Com presença frequente na programação musical da Globo, Iza também se garantiu na trilha sonora de “Renascer”.
• Em seu segundo trabalho na Record, agora em “A Rainha da Pérsia”, Emily Matte fará a personagem Aria…
• … Descrita como uma jovem de 20 anos, grega e filha de Péricles…
• … E também bela e sedutora, dotada do talento da dança.
• Ana Furtado fará a apresentação da 66ª edição do Grammy Awards, dia 4 de fevereiro, com transmissão da TNT…
• … Em 2023, o evento levou a TNT à liderança de audiência na TV paga.
• A temporada nos palcos de São Paulo promete. Tony Ramos e Denise Fraga, dirigidos por Luiz Villaça, estreiam espetáculo possivelmente em março…
• … Já, Antônio Fagundes e Christiane Torloni, com “Dois de nós”, ainda não definiram data no Teatro FAAP.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.