Justiça
Moraes suspende nomeação de parentes do governador do MA por nepotismo cruzado
A decisão representa o afastamento do irmão, da cunhada e da sogra de um sobrinho de Carlos Brandão
Por Wendal Carmo 10.12.2024 20h12
O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Andressa Anholete/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o afastamento do irmão, da cunhada e da sogra de um sobrinho do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), de cargos na Assembleia Legislativa por nepotismo cruzado. A decisão foi assinada nesta terça-feira 10.
Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador, é o diretor de Relações Institucionais da Casa; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, a cunhada, diretora legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, a sogra do sobrinho, diretora de Comunicação Social. O despacho ordena a suspensão de salários e benefícios.
O magistrado também mandou a Assembleia Legislativa informar se há parlamentares em cargos de chefia no Executivo estadual. Em outubro, Moraes já havia afastado outros cinco parentes do governador, incluindo sobrinhos, cunhada e concunhados. A ação foi movida pelo Solidariedade, que elencou 14 supostos casos de nepotismo.
Na decisão, Moraes afirma haver indícios de troca de nomeações entre o Executivo e o Legislativo do estado, o que caracterizaria o chamado nepotismo cruzado. Esse tipo de prática ocorre quando há um ajuste entre agentes de diferentes Poderes para nomear parentes em cargos de confiança, burlando a regra de vedação a parentesco nas escolhas.
A reportagem tenta contato com o governador do Maranhão e aguarda retorno. O espaço segue aberto.
Wendal Carmo
Repórter do site de CartaCapital
Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo