Kremlin diz que qualquer algomeração não autorizada em apoio ao adversário de Putin constitui violação da lei.
Apoiadores de Alexei Navalny se reúnem em frente a igreja em Moscou antes de velório de opositor — Foto: Reuters
Centenas de russos compareceram nesta sexta-feira (1º) à igreja de Moscou em que acontecerá o funeral do líder opositor Alexei Navalny, sob rigorosas medidas de segurança.
Diante do templo, ao sudeste de Moscou, uma grande fila foi formada. Várias pessoas estavam com flores e outras choravam. As forças de segurança instalaram barreiras na região e, segundo a rede americana CNN, agentes foram posicionados em telhados nos arredores.
Segundo o Kremlin, qualquer algomeração não autorizada em apoio a Navalny, que era o principal adversário do regime de Vladimir Putin, constitui violação da lei.
Alexei Navalny morreu na prisão no ultimo dia 16.
Ele havia sido detido por forças russas em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos por acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política.
Em dezembro do ano passado, Navalny passou mais de 20 dias desaparecido. Ele havia sido transferido para uma prisão no Ártico.
O ex-advogado ganhou fama há mais de uma década ao satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e fazer acusações de corrupção. Na década de 2010, por exemplo, liderou um movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país.