Em registro, é possível ver a dimensão de pessoas esperando, ao ponto de dar a volta em toda a esquina
Samuel Leão –
Uma fila com dezenas de metros, dando a volta na esquina e chegando no ponto de ônibus da rua lateral. Essa foi a amarga surpresa tida por anapolinos que se dirigiram à Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr – mais conhecida como Osego – na manhã desta quarta-feira (24).
Situada na avenida São Francisco, no bairro Jundiaí, a clínica recebe diversas especialidades, atendendo uma ampla gama de casos. O problema é que o acesso a tais serviços teria sido dificultado por uma mudança nos agendamentos, preocupando a população.
Ao Portal 6, Gláucia Regina, de 43 anos, registrou em vídeo a situação e explicou que essa dificuldade é recente, partindo de uma mudança na logística de marcação das consultas.
“Todo mês tem um dia específico de marcação de consultas. A gente liga lá para saber, tanto que nessa semana eu liguei e disseram que seria na segunda (22). Eu fui, e perdi a viagem. Então disseram que seria na quarta, e hoje (24), quando cheguei lá, a fila estava imensa”, revelou.
Ela é diabética e precisa marcar os retornos com o endocrinologista, tendo, portanto, a própria saúde como dependente desses serviços. Segundo ela, desde o último ano a situação mudou de figura.
“Há um ano, mais ou menos, a gente consultava e já saía de lá com o retorno marcado, isso facilitava muito. E outras vezes a gente conseguia marcar por telefone, só ligando lá, mas a nova gestão decidiu dessa forma, agora só presencial e em um dia específico para todas as especialidades. É onde dá esse tumulto, e algumas pessoas saem de lá sem conseguir marcar ainda”, desabafou.
Gláucia contou que chegou na Osego por volta das 6h, já se deparando com a fila imensa, que continuou crescendo ainda por algumas horas. “É sem condição isso aqui”, expressou ela no vídeo registrado – indignada para dificuldade tida no acesso à saúde.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e solicitou um posicionamento acerca da nova logística de marcação de consultas e dos motivos para tais filas estarem se formando.
Em resposta, a Semusa admitiu a mudança e informou ser algo temporário, destacando já estar organizando uma nova metodologia.
Confira a resposta na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que houve uma mudança temporária, devido a ajustes no sistema, mas o fluxo já está organizado para que, no próximo mês, os retornos sejam agendados após a primeira consulta.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.