Estudantes dos cursos de eletrônica e telecomunicações do Instituto Federal de Goiás (IFG), em Goiânia, ajudam moradores da capital a instalarem os equipamentos necessários para a captura do sinal digital, neste sábado (1º). O grupo faz parte da Patrulha Digital, que visita o Jardim Novo Mundo, Vera Cruz e Finsocial para auxiliar a população, já que o sinal analógico das TVs será desligado na capital e outras 28 cidades de Goiás no próximo dia 31 de maio.
Os alunos foram treinados por técnicos da TV Anhanguera para prestarem o serviço. Eles vão de casa em casa para passar informações e ajudar na instalação da antena e do conversor digital.
O professor Marco Aurélio Campos, relata que, ajudando a comunidade, os alunos acabam aprendendo mais sobre a área que estudam. “É importante para eles também terem essa oportunidade de irem a campo e exercer um pouco dessas atividades que eles aprendem em sala de aula. Por exemplo, como direcionar uma antena, como instalar e customizar um conversor digital analógico”, afirmou.
O diretor de engenharia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, acompanhou a equipe que foi ao Jardim Novo Mundo e ressaltou a importância de garantir que todos tenham equipamento apropriado e instalado corretamente em casa. “Dia 31 de maio vai ser desligado [o sinal analógico]. Então a gente precisa fazer esse trabalho até lá para que ninguém fique sem ver TV”, pontuou.
Um dos moradores que foi atendido pela equipe, o funcionário público Thiago Silva, afirmou que a ação da Patrulha o ajudou a conseguir um bom sinal para a TV. “[Faz] muita diferença. É a evolução da televisão. Com o desligamento do sinal analógico, o canal digital vai ficar muito melhor, top de linha”, afirmou.
Estudantes participam de Patrulha Digital e ajudam a instalar kits (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Distribuição de kits
A Seja Digital, entidade responsável por operar a digitalização dos canais de televisão, começou no último dia 14 de fevereiro a distribuir 266 mil kits para famílias receberem o sinal de TV Digital.
O kit é composto por uma antena, um conversor do sinal de TV e um controle remoto para ser utilizado em televisões mais antigas ou que não tenham receptor de sinal digital integrado. Tem direito aos aparelhos a população cadastrada em programas sociais do Governo Federal. Para solicitar o equipamento é necessário acessar o site da Seja Digital e informar o CPF ou Número de Identificação Social.
Para saber se tem ou não direito ao kit é necessário acessar o site ou ligar no telefone 147. Se estiver na lista o beneficiário pode escolher um dos 38 locais e informar o dia e horário que deseja retirar o kit. Após o cadastro, a Seja Digital pode entrar em contato com usuário para dar informações necessárias sobre como preparar a residência para a instalação do kit.
Lista de cidades de Goiás que terão o sinal analógico desligado em 31 de maio:
Goiânia, Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.