Durante a Tecnoshow Comigo 2017, em Rio Verde, o médico veterinário e pesquisador Ubirajara Bilego apresenta os resultados de uma pesquisa que integra a produção de soja com a pecuária. Segundo ele, a experiência é feita há cinco anos e ajuda a aumentar a produtividade e a rentabilidade da área onde a soja é cultivada.
“Naturalmente se faz a cultura da soja na época que a região trata desta cultura, a cultura de verão. E, posteriormente, após a colheita da soja, a gente implanta a forragem do pasto e é praticada a pecuária nesta área. Deste modo, o produtor tem uma produção de pasto de qualidade numa época que, normalmente, as pastagens não estão tão boas a nível de Brasil”, disse.
A experiência da integração da soja com o boi é uma das 550 atrações da Tecnoshow 2017, que é realizada entre os dias 3 e 7 de abril em Rio Verde.
De acordo com o pesquisador, o objetivo é fazer com que o produtor de soja tenha como segunda safra, além do milho safrinha, a produção de carne.
Para a pastagem é usado o capim braquearia, uma variedade tolerante ao clima seco do Cerrado. Conforme afirmou o pesquisador, a planta produz bastante massa para alimentar o gado e serve de cobertura vegetal para a futura safra da soja.
Bilego revela que a pesquisa apontou melhora no lucro das propriedades rurais que adotaram a técnica. “Os resultados desta pesquisa são extremamente positivos, com rentabilidade ao produtor, principalmente pelo mecanismo de integração”, disse.
Técnica consiste em alternar uso do solo onde se cultiva em soja (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Tecnoshow 2017
Uma das maiores feiras de agronegócios do Brasil, a Tecnoshow Comigo 2017 espera receber cerca de 100 mil visitantes durante a sua 16ª edição, que acontece entre os próximos dias 3 e 7 de abril, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. O evento, que tem entrada gratuita, oferece palestras e orientações sobre a agroindústria.
Presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia explica que o evento oferece oportunidades de negócios para pequenos e grandes produtores rurais.
“De um ano para o outro, evolui muita coisa. Se o produtor for à feira, ele terá acesso às novas tecnologias, novas variedades de sementes que serão lançadas, além de inseticidas e pesticidas, que evoluíram do ano passado para cá. Temos desde o pequeno produtor expondo animais, vendendo seus produtos, porque é uma feira de negócios, até grandes pecuaristas”, disse em entrevista ao G1.
Chavaglia destaca que, entre as novidades apresentadas durante o evento está o lançamento de novas modalidades de grãos, pesticidas e máquinas para colheita, plantadeiras e pulverizadores. Segundo ele, as novas tecnologias podem ser aplicadas por todo o público da feira.
Aqui, os produtores locais têm acesso a equipamentos, novidades e temos diversas palestras, tanto na área de mercado político interno como fora do país. Oportunidades de orientar o produtor sobre estoque nacional e internacional, previsão de compras dos países. Uma análise completa do mercado”, completou.
Tecnoshow 2017
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural de Rio Verde, GO
Data: de 3 a 7 de abril
Horário: entre 8h e 18h
Entrada gratuita
Gado da raça nelore exposto na Tecnoshow 2017 pode chegar a 1,2 mil kg (Foto: Divulgação/Aurélio Silva)