COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Acordo para aliança entre os dois partidos foi fechado na terça-feira (23)

Caiado: pré-candidatura reforçada (foto divulgação)
A federação entre PP e União Brasil foi oficializada na noite de terça-feira (23), em Brasília, com presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A aliança consolida o maior bloco da Câmara, com 108 deputados, e fortalece o projeto presidencial de Caiado para 2026.
A formalização pública da federação está marcada para a próxima terça-feira (29), e a expectativa é que Caiado assuma a presidência do novo bloco partidário, reforçando a liderança nacional. Ele terá liberdade para trabalhar a pré-candidatura, com acesso a tempo de TV, recursos eleitorais e apoio político em diversos estados.
Com o dedo do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, a costura foi liderada por Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), com forte apoio de aliados goianos. Além de fortalecer a centro-direita, a federação visa dar estabilidade política e evitar a fragmentação das siglas no Congresso.
Internamente, Caiado é visto como nome viável entre conservadores e setores moderados, com influência no agronegócio e entre evangélicos. A atuação como governador e articulações recentes ampliaram a visibilidade nacional.
O projeto ainda depende da aprovação do TSE, mas já provoca movimentações em outras legendas, como PL, PSD e Republicanos. A federação funcionará como uma única legenda até 2028, com estatuto e programa comuns.
Com a aliança, o cenário de 2026 começa a tomar forma — e Caiado entra no jogo com força redobrada.