No Partido Republicano, três candidatos estão no páreo: Donald Trump, Ron DeSantis e Nikki Haley.
Donald Trump, Nikki Haley e Ron DeSantis — Foto: Reuters
O vencedor das primeiras prévias, no estado de Iowa, foi Donald Trump, que ficou em primeiro com mais de 30% à frente do segundo colocado. Dois candidatos deixaram a corrida após a divulgação do resultado.
Espera-se que a votação em New Hampshire seja mais concorrida.
Como vai ser o mecanismo de escolha?
Uma das características das eleições nos EUA é que cada estado tem suas próprias regras. No estado de New Hampshire, as primárias são decididas com uma votação em cédula.
O vencedor dessa rodada terá o voto de 22 delegados no colégio eleitoral –estima-se que sejam necessários 1.215 delegados para vencer as primárias do Partido Republicano.
Apesar de New Hampshire não ter um grande número de delegados, tradicionalmente é um estado importante para as eleições dos EUA porque é um dos primeiros onde acontecem prévias.
Trump vence primeira prévia do partido Republicano
Quais candidatos estão no páreo?
- Donald Trump, ex-presidente dos EUA.
- Ron DeSantis, governador do estado da Flórida.
- Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU.
Quem está na frente?
Donald Trump lidera as pesquisas. De acordo com o site 538, ele deve ter 43% dos votos. Nikki Haley é a segunda, com 30%, e DeSantis tem 6%.
New Hampshire tem fama de ser um lugar onde há mais eleitores moderados. Além disso, as primárias do Partido Republicano no estado são abertas a eleitores registrados em outros partidos. Isso tende a ajudar políticos considerados mais centristas.
Qual é a importância dessa votação?
Para a maioria dos analistas políticos, essa é a maior chance dos adversários de Trump de derrotá-lo.
Nikki Haley ganhou algum embalo nas pesquisas no estado. Se ela não tiver um bom desempenho, Trump vai aumentar sua vantagem.