O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não recebeu convite para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, afirmou o Kremlin, sede da presidência russa, nesta quinta-feira (12). A posse do republicano está marcada para 20 de janeiro.
No entanto, autoridades russas têm reagido de forma negativa às falas de Trump sobre a guerra, afirmando que a questão não é tão simples assim.
Junho/2019 – O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta o presidente da China, Xi Jinping, antes de iniciar sua reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G20 em Osaka, Japão, em 29 de junho de 2019 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters/Arquivo
De acordo com a “CBS”, o convite de Trump o presidente da China teria sido feito no início de novembro, pouco após a confirmação da vitória do republicano nas eleições. Não há informações sobre se o convite foi aceito ou não pelo presidente chinês, e a embaixada da China em Washington não respondeu aos pedidos da CBS para comentar a informação.
Trump já elogiou o presidente chinês, Xi Jinping, classificando-o como “brilhante” e “perigoso”.
Há também questões de segurança em jogo entre os dois países, como a assistência militar dos EUA para Taiwan, território que é considerado como uma província rebelde por Pequim.