Damião é jornalista e exerceu a profissão por mais de 30 anos. Teve passagem marcante na área esportiva da rádio Itatiaia

Álvaro Damião, novo prefeito de Belo Horizonte (Foto: Reprodução)
Em razão do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, nesta quarta-feira (26), quem assume o cargo é o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil). Álvaro tem 54 anos, é jornalista especializado em cobertura esportiva e foi apresentador da rádio Itatiaia, a mais conhecida de Minas Gerais, por quase 30 anos.
O novo prefeito de BH é natural do bairro de Concórdia, na região nordeste da capital. Além da Itatiaia, ele teve passagens pela Record Minas e foi apresentador da TV Alterosa, afiliada do SBT.
Antes de ser eleito vice-prefeito, Damião foi vereador eleito pelo PSB em 2016 e reeleito pelo União Brasil, quatro anos depois. Ele é o fundador do instituto Bacana Demais, que se destina a promover atividades educacionais, culturais e esportivas com crianças, adultos e idosos.
Em 2022, ele foi candidato a deputado federal, mas não foi eleito. Ao fim do pleito, ele entrou com recurso na Justiça para reivindicar a última das 53 cadeiras de Minas Gerais na Câmara dos Deputados, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu que a vaga era de Nely Aquino (Podemos).
Morte de Fuad Noman
Damião assume o cargo de prefeito que ficou vago com o falecimento de Fuad Noman, nesta quarta-feira (26). Fuad tinha 77 anos e estava internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, logo depois de tomar posse.
O prefeito foi internado para tratar de uma insuficiência respiratória e sofreu uma parada cardíacada na noite desta terça. Fuad fazia também um tratamento contra um linfoma abdominal.
Leia mais
Prefeito de BH, Fuad Noman, morre 84 dias após tomar posse para o 2º mandato
Prefeito de Belo Horizonte é internado pela quarta vez desde o fim das eleições
Fuad Nomam (PSD) é eleito prefeito de Belo Horizonte