Local está fechado para restauração desde que incêndio destruiu telhado e derrubou torre, em abril de 2019. Reforma está estimada em mais de meio bilhão de euros.
Reforma da Catedral de Notre Dame, em Paris, deve terminar em dezembro
A reforma de restauração da catedral de Notre-Dame, em Paris, já tem data para terminar – 8 de dezembro deste ano. Em abril de 2019, um incêndio consumiu a catedral e destruiu seu telhado e derrubou sua torre.
🏗️ Cerca de 500 pessoas trabalham todos os dias no local, restaurando colunas, estátuas de mármore e portões de ferro. A reforma irá custa mais de meio bilhão de euros, valor que conta com doações generosas do setor de luxo francês.
A catedral é um dos templos católicos mais famosos do mundo. No dia do incêndio, por horas, a catedral de 850 anos ficou em chamas até o teto e sua torre central icônica desabarem.
“Como todos os nossos compatriotas, estou triste ao ver que esta parte de nós está pegando fogo”, lamentou o presidente Emmanuel Macron na época.
As chamas entristeceram não apenas a França, mas todos que veem esse templo gótico como uma obra-prima da arte e da arquitetura.
Construída entre 1163 e 1345 na Île de la Cité, a Notre Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais góticas e a terceira maior do mundo, depois das de Colônia (Alemanha) e Milão (Itália).
Todos os anos, Notre Dame recebia 13 milhões de visitantes.
Nova flecha da Catedral de Notre-Dame, em Paris, com um galo dourado e uma cruz. — Foto: Michel Euler/AP Photo