Além de incômodo para quem passa ou mora perto, veículos podem se tornar pontos de propagação de dengue e outras doenças
Samuel Leão –
Carros velhos ou estragados, abandonados às margens de estradas ou em calçadas de bairros, tem se tornado uma cena comum em Goiás.
O cenário é incômodo para quem passa ou vive perto de tais locais e, além disso, pode funcionar como ponto de formação de focos de dengue e outras doenças.
O que muitos podem não saber, no entanto, é que o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está com um serviço dedicado a resolver justamente esse problema.
Lançada nesta segunda-feira (15), a Operação Patrulha Detran realiza o recolhimento de carcaças em todo o estado. A ação teve início na cidade de Crixás, onde foram retirados 20 veículos de apenas uma praça da cidade.
Para acionar o órgão, basta discar o número 154. Na sequência, uma viatura será enviada para analisar a situação e, posteriormente, realizar o recolhimento do veículo.
Em casos de carros abandonados, deteriorando ou acidentados, os itens serão levados ao depósito, sem a necessidade de multas represadas na documentação do veículo.
Segundo o Delegado Waldir, que comanda a operação, serão fornecidas 24h para a retirada das carcaças, de modo a conscientizar os proprietários de veículos e empresários da importância de manter as vias públicas desobstruídas.
Se houver a negativa, por parte do responsável, físico ou jurídico, o órgão irá autuar o proprietário, com multas que podem variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, além de efetuar a remoção para um pátio.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.