Saúde alerta para baixa cobertura vacinal de crianças contra a febre amarela em Goiás

Jeice Oliveira
3 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Saúde alerta para baixa cobertura vacinal de crianças contra a febre amarela em Goiás

Baixa adesão à vacina é preocupante, já que apenas 72,77% do público-alvo foram vacinados contra febre amarela

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal de crianças contra a febre amarela em Goiás

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal de crianças contra a febre amarela em Goiás (Foto: Divulgação/SES)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás está em alerta devido à baixa cobertura vacinal contra a febre amarela em crianças menores de 1 ano. De acordo com dados recentes, apenas 72,77% desse público-alvo foram vacinados no estado, um número abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Essa baixa adesão à vacina é preocupante, já que a febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, comuns em áreas rurais e de mata. A doença pode levar a complicações graves, como insuficiência hepática e renal, hemorragias e, em casos extremos, à morte.

A vacinação é a principal forma de prevenção, sendo eficaz e segura, com décadas de comprovação científica. No entanto, a baixa cobertura vacinal em Goiás compromete não apenas a proteção individual, mas também a coletiva, já que a imunização em massa é essencial para a prevenção da doença.

“Quando a cobertura vacinal está abaixo do esperado, aumentam as chances de surtos da doença”, explica a Gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles.

A vacina contra a febre amarela é ofertada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do calendário básico de imunização das crianças de 9 meses a menores de 5 anos.

Em 2022, a cobertura vacinal no estado para crianças menores de 1 ano foi de 63,68%; em 2023, foi de 67,57% e em 2024, foi de 72,77%, segundo os últimos dados disponibilizados pela Rede Nacional de Dados em Saúde.

A Secretaria orienta que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, reforçando que a proteção das crianças é um ato de responsabilidade com a saúde de toda a comunidade.

Cobertura Vacinal da Febre Amarela em crianças menores de um ano de idade em Goiás de 2022 a 2024. Dados parciais de Janeiro a dezembro obtidos em 13/03/2025 (Fonte: Rede Nacional de Dados em Saúde)
  • Confira os 24 pontos de vacinação contra febre amarela
TAGGED:
Share This Article