Por Luiz Gustavo Thomaz, Guibsom Romão, Maria Clara, Matheus Morais e fotos de Nelson Malfacini
O Sereno de Campo Grande abriu a terceira noite de ensaios da série Ouro para o carnaval 2024 marcando seu retorno ao sambódromo da Marquês de Sapucaí após 11 anos de ausência, desde seu último desfile no Grupo de Acesso em 2013 quando acabou sendo rebaixada. E a azul e branco pisou na avenida realizando um ensaio com algumas boas credenciais, como o belo samba bem defendido pelos intérpretes Antônio Carlos e Igor Pitta, e uma comissão de frente que apresentou uma interessante coreografia, mesmo sem ser na totalidade do que será apresentado na avenida. Por sua vez, evolução e harmonia foram irregulares e precisam ser trabalhadas pela escola para um desempenho mais
constante no desfile.
- VEJA AQUI FOTOS DO ENSAIO
- LEIA AQUI: FREDDY FERREIRA ANALISA A BATERIA
A agremiação abrirá o segundo dia de desfiles da série Ouro no sábado dia 10 de fevereiro com o enredo “4 de Dezembro”.
“Depois de 10 anos, é muito gratificante ver a comunidade com tanta alegria passando aqui na avenida, e falta pouco para gente acertar os últimos ajustes. Sempre a gente tem que aprimorar alguma coisa. Hoje, o meu destaque é a bateria e o carro de som. A escola vem com 1.800 componentes”, revelou o diretor de carnaval, André Baiacu.
Comissão de Frente
A comissão comandada pelo coreógrafo Carlos Bolacha foi formada por 12 integrantes que participaram ativamente de toda a apresentação, além de uma personagem representando uma benzedeira que vinha atrás do grupo e provavelmente fará parte da coreografia no desfile oficial. O grupo tinha uma representação de orixá e outra componente como Santa Barbara. A coreografia com movimentos fortes e boa dança causaram uma impressão positiva, apesar de alguns deslizes de sincronia durante a apresentação.
“Cara, por incrível que pareça, eu gostei muito, muito mesmo. Porque o ensaio técnico, muitas vezes as pessoas falam: 1ah, eu não vou mostrar tudo1. Mas a gente vem aqui pra jogar tudo que a gente acha que tem que fazer no dia do desfile. Eu digo muito que o segredo do sucesso é o dia seguinte e a gente começa de novo a entender tudo aquilo que a gente jogou, entregou aqui no ensaio técnico para poder chegar para o grande dia e fazer aquilo que a gente quer. Surpresa a gente não pode falar. Mas vamos fazer uma coisa muito bacana, a gente vai contar a história de um momento da festa de 4 de dezembro que marcou no Brasil, isso é o que eu posso dizer mais ou menos, e aí vocês vão entender, assim que eles entrarem na avenida, vocês vão ver um personagem que vai falar muito sobre essa história, é uma surpresa”, comentou o coreógrafo.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Lohane e Yago tiveram uma apresentação correta, com boa sintonia. Combinando algumas coreografias baseadas na letra do samba com um bailar mais solto principalmente na segunda do samba. Lohane pareceu mais segura, com um sorriso permanente no rosto e um rodar esguio. Yago esteve um pouco travado em alguns movimentos, o que não chegou a compremeter o desempenho do casal.
“Você está me vendo, eu estou muito emocionada, muito, muito emocionada. Gente, eu estou chorando horrores, tá? Eu estou muito feliz. É a nossa estreia como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira no carnaval. Não é só no Sereno, é no carnaval. É a primeira vez que eu e Yago estamos pisando aqui no solo sagrado, defendendo o primeiro pavilhão. De imediato a gente está muito feliz. Tudo que a gente ensaiou, a gente fez aqui. Faltam 20 dias para o grande dia, só a gente continuar fazendo o que a gente está trabalhando para gente poder conseguir trazer as notas, as notas 10 que o Sereno merece, que a nossa comunidade merece. Eu sou da Zona Oeste, eu sou de Campo Grande, sou de Santa Cruz, para mim, isso tem um peso muito maior porque eu estou defendendo o pavilhão da minha comunidade na minha primeira vez como primeira porta-bandeira no carnaval. O meu spoiler é, eu vou realizar o sonho da minha vida, é uma particularidade muito forte minha”, disse a porta-bandeira.
“Estou feliz para caramba, muito, muito, muito feliz, grato por tudo. Foi o que ela falou, tudo o que a gente passou no ensaio a gente veio aqui e fez. Claro, que até os 20 dias que a gente tem, vamos adaptar alguma coisa ali, uma coisa aqui, para no dia que a gente vir e dar o 10. Muito emocionado”, completou o mestre-sala.
Samba-enredo
O samba da parceria de Cláudio Russo, Jaci Campo Grande, Sergio Alan, André Baiacu, Beto BR, Laio Lopes, Fabinho Rodrigues, Marcelinho do Cavaco, Reinaldo Chevett, Aurélio Brito e Fábio Bueno confirmou suas qualidades na pista com um desempenho muito bom, puxado por um ótimo e forte refrão de cabeça. O bom desempenho da dupla Igor Pitta e Antônio Carlos na condução do samba só elevou o funcionamento do samba que foi forte durante todo o ensaio.
“Tenho certeza que o Sereno fez um grande ensaio e é uma grande prévia para o nosso desfile que vem aí no dia 10. O Sereno de Campo Grande vai surpreender muita gente. Vai fazer um carnaval grande, luxuoso, o maior carnaval do maior bairro da América Latina. A gente sempre precisa aprimorar. O canto está legal, muito bom, bateria muito boa, mas nunca não tem nada para melhorar, sempre tem para melhorar. Vamos chegar aqui melhor ainda do que no ensaio de hoje. O entrosamento do carro de som com a bateria é fantástico. Mestre Marco Vinicius, filho do Marquinhos. Eu já passei aqui em 2013, ele tem um pedigree, é o máximo. Estou muito feliz com o que aconteceu hoje aqui”, garantiu o intérprete Antônio Carlos.
Evolução
Sereno apresentou uma evolução travada em seu início, quando as primeiras alas demoraram pra chegar na altura do segundo recuo da bateria, nem as alas coreografadas transmitiam um dinamismo à passagem da escola. Após à comissão de frente deixar a pista, o ritmo melhorou e a evolução teve um embalo melhor, sem abertura de maiores espaços.
Harmonia
A azul e branco da Zona Oeste teve um canto que cresceu ao longo do seu ensaio. A escola abriu o primeiro setor com uma ala coreografada e logo atrás veio a ala das baianas que pela média de idade de suas integrantes e pela evolução rodada não costuma ter um canto visceral. Entre o segundo e terceiro setores o canto da escola teve um crescimento significativo, e se manteve mais estável até o final do ensaio, com uma ou outra ala destoando um pouco. No geral, foi um desempenho de regular para satisfatório.
Outros destaques
A elegância e alegria da velha guarda ao voltar a pisar no chão da Marquês de Sapucaí após mais de uma década. A escola e a comunidade de Campo Grande esperam que a escola permaneça pisando no Sambódromo em 2025.
“Fui o último mestre de bateria da Série Ouro a assumir uma escola e em tão pouco tempo a gente está conseguindo fazer um trabalho legal, bacana. Não sendo modesto, o trabalho está sendo legal sim. Os ritmistas merecem esse reconhecimento, merecem esse parabéns, porque estão lá batalhando comigo lá em Campo Grande. Tem gente que sai de Curicica para ir para lá, tem parte da minha diretoria que é de Curicica, de Oswaldo Cruz, tem um diretor que mora em Botafogo, outro em Rocha Miranda e eu moro em Santa Cruz. Eu gostei muito, minha avaliação para o ensaio técnico não poderia ser melhor, não poderia ser melhor. A gente presta atenção em algumas coisas, andamento… Porque o ensaio técnico é o reconhecimento do gramado. A gente tem o primeiro contato aqui no ensaio técnico para chegar depois no desfile já tudo certinho, tudo legal. Aparando as pontas soltas como a gente costuma dizer. Posso citar dois que é uma característica minha, aliás três, que são as marcações, repique e caixa. É a minha caracteriza, eu toco de tudo um pouco, mas eu sou muito chato nessa parte. Pego muito no pé do pessoal, pessoal fica para morrer. Eu acho que o entrosamento hoje foi bacana, legal, acho que não teve problema entre carro de som e bateria, acho que funcionou muito bem. Bem entrosado”, garantiu mestre Vinícius.