Daniels deu depoimento na condição de testemunha em um tribunal em Nova York no qual o ex-presidente estava presente. Ela reafirmou que teve um caso com Trump, o que ele nega, e contou detalhes de como os dois se conheceram. Ele é acusado de ter pago propina declarada como gasto de campanha à atriz pornô para comprar seu silêncio.
O ex-presidente Donald Trump nega acusações feitas por Stormy Daniels — Foto: Getty Images via BBC
A ex-atriz pornô Stormy Daniels, a quem o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é acusado de ter subornado durante a campanha presidencial de 2016, compareceu a um tribunal de Nova York para testemunhar no processo contra Trump.
O ex-presidente também responde a outros três processos criminais, mas este é o primeiro a ir a julgamento.
Esta é a primeira vez que a ex-atriz pornô fala à Justiça sobre o caso.
No depoimento, que prestou na condição de testemunha, Daniels reafirmou ter tido um caso com Donald Trump, o que ele nega. Ela disse que os dois se conheceram em 2006 durante um campeonato de golfe em Lake Tahoe, na Califórnia.
Na ocasião, ainda segundo disse em depoimento a ex-atriz pornô, Trump a convidou para jantar. Ela negou, mas os guarda-costas do ex-presidente lhe entregaram um cartão com o telefone do então empresário. Posteriormente, incentivada por sua empresária, ela decidiu aceitar o convite, que levou ao encontro sexual dos dois, em um hotel, ainda de acordo com o depoimento desta terça.
Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, seguia prestando depoimento até a publicação desta reportagem. Donald Trump participou da sessão na qual a ex-atriz pornô deu depoimento, em um tribunal de Nova York. Ele já estava na sala quando ela entrou. Os dois não se falaram.
Donald Trump é acusado criminalmente de falsificar registros contábeis para encobrir um pagamento de US$ 130 mil (cerca de R$ 657 mil) à atriz pornô Stormy Daniels. O pagamento teria ocorrido na reta final da campanha presidencial de 2016.
Os promotores dizem que Trump obscureceu a verdadeira natureza desses pagamentos e os registrou falsamente como despesas legais. Ele nega e já se declarou inocente de 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais. Trump, que já faz campanha eleitoral, foi obrigado a comparecer ao tribunal durante as sessões.
Trump é acusado de esconder os pagamentos que fez à atriz pornô Stormy Daniels