Veja o retrospecto de finais entre equipes da capital e do interior no Goianão

Hygor Ferreira
3 Minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Veja o retrospecto de finais entre equipes da capital e do interior no Goianão

Nas finais do Goianão entre capital e interior, os times de Goiânia levantaram o título em 11 vezes, contra 3 das equipes de fora

Partida entre Vila Nova e Anápolis. Foto: Roberto Corrêa – Vila Nova

Vila Nova e Anápolis estarão frente a frente neste domingo (23/03) para o primeiro duelo da final do Goianão 2025. Nesta edição, o estadual terá um confronto entre um time da capital e um do interior, fato que já ocorreu outras 14 vezes em finais diretas do torneio. O jogo de volta está programado para o dia 30 de março, no estádio Serra Dourada.

No duelo entre Vila Nova e Anápolis, o Tigrão defenderá a hegemonia das equipes da capital em finais diretas, que passaram a ser disputadas a partir de 1971. Nos confrontos entre times de Goiânia e do interior, a capital soma 11 títulos contra apenas 3 das equipes do interior.

Entre os times da capital, o Goiás é o que mais disputou finais do Goianão contra equipes do interior, com nove decisões, vencendo em oito delas. O Vila Nova, com a final deste ano, chega à sua quarta participação contra times do interior, mas só conquistou um título nessas ocasiões, justamente contra o Anápolis, em 1995. Já diante do Crac, em 2004, e do Grêmio Anápolis, em 2021, o Colorado foi derrotado. O Atlético Goianiense disputou duas finais contra equipes do interior e venceu ambas.

Pelo lado das equipes do interior, o Anápolis chega à sua terceira final direta do Goianão contra um time da capital e busca seu primeiro título na decisão. Na sequência, aparecem Crac, Anapolina, Novo Horizonte e Aparecidense, com duas finais cada. Desses, apenas o Crac, de Catalão, conquistou o título, em 2004. Já Itumbiara, campeão em 2008, e Grêmio Anápolis, campeão em 2021, além de Goianésia e Santa Helena, disputaram uma final cada.

Apesar da vantagem histórica dos times da capital, nesta decisão, os números não entram em campo. O certo é que, ao final dos próximos dois jogos, o Campeonato Goiano verá a quebra de um longo jejum. O Anápolis não vence o estadual desde 1965, enquanto o Vila Nova não levanta a taça desde 2005.

Share This Article