Região é conhecida por ter um clima seco e quente, desencadeando enormes incêndios florestais. O incêndio, que começou na segunda-feira (26), se alastrou rapidamente, se tornando o quinto maior incêndio florestal da história texana.
VÍDEO: bombeiros dirigem em meio a ‘estrada de fogo’ no Texas
Um vídeo divulgado pelo Corpo de bombeiros de Greenville, uma cidade da Carolina do Sul, mostrou oficiais dirigindo por uma ‘estrada de fogo’, em Panhandle, no Texas.
A região é conhecida por ter um clima seco e quente, desencadeando enormes incêndios florestais. Normalmente, os moradores são retirados de suas casas e as estradas são fechadas até os bombeiros conterem as chamas.
Porém, desta vez, um incêndio, que começou na segunda-feira (26), se alastrou rapidamente, se tornando o quinto maior incêndio florestal da história do Texas. As autoridades locais afirmaram que a chama foi impulsionada pelas rajadas de vento que atingiram cerca de 80 quilômetros por hora.
O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma declaração de desastre para 60 condados da região. Tanto que há ordens de evacuação nas regiões de Moore e Potter, além de partes de Roberts, que fica perto da fronteira com Oklahoma.
“Emiti hoje uma declaração de desastre para garantir que recursos críticos de resposta a incêndios sejam rapidamente implantados em áreas no Texas Panhandle que estão sendo afetadas por incêndios florestais devastadores”, disse Abbott em um comunicado.
Porém, a expectativa para o fim do incêndio está longe. Isso porque as autoridades do Texas declararam que uma frente fria pode chegar na região nos próximos dias, o que agrava a situação de seca. Os bombeiros estão atualmente combatendo um total de 13 incêndios florestais em todo o estado.