Deputados brigaram durante a discussão sobre um projeto de lei exige de organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento do exterior que se registrem como agentes sob influência estrangeira.
Parlamentares da Geórgia brigam durante sessão
Deputados da Geórgia trocaram socos e outros tipos de agressões no Parlamento do país na segunda-feira (15). Os legisladores se estranharam durante a discussão de um projeto de lei sobre “agentes estrangeiros”, que foi criticado por países ocidentais e provocou protestos populares no país.
Em uma primeira votação na quarta-feira (17), o projeto foi adiante, mas o texto ainda não foi aprovado. A oposição considerada o projeto autoritário (leia mais abaixo).
As imagens da briga foram transmitidas pela televisão. Mamuka Mdinaradze, um deputado governista, foi agredido por Aleko Elisashvili, deputado da oposição. Depois disso começa uma briga generalizada entre vários parlamentares.
Protestos nas ruas
Na terça-feira, a polícia da Geórgia dispersou manifestantes contrários ao projeto de lei sobre “agentes estrangeiros”.
O projeto de lei exige de organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento do exterior que se registrem como agentes sob influência estrangeira.
O partido governista, o Sonho Georgiano, controla o Legislativo, e provavelmente vai conseguir aprovar o texto.
Críticos argumentam que se esse texto virar lei, prejudicará a candidatura da Geórgia para ingressar na União Europeia.
Cerca de 10 mil manifestantes foram a uma passeata do lado de fora do Parlamento. Na segunda-feira houve um primeiro protesto, mas menor.